A Associação Desportiva de Ancede sagrou-se campeã da Série 5 da 1ª Divisão da AF Porto ao bater a AR Tuías por duas bolas a zero, no último jogo do campeonato, disputado em Marco de Canaveses, na tarde do dia 6 de abril.
Com golos de Hélder Santos e Sandro Barros, duas peças fundamentais da equipa de Marco Vieira, e com centenas de adeptos, sócios e aficionados nas bancadas, a AD Ancede encerrou em grande a liga daquela que já é a melhor temporada da história recente da coletividade.
Ao longo das 26 jornadas somou 18 vitórias, cinco empates e três derrotas, amealhando 59 pontos, mais do dobro dos pontos alcançados nas duas épocas anteriores. A nível de golos finalizou com o quarto melhor ataque da série com 53 tentos apontados e com a segunda melhor defesa com 24 sofridos.
Depois da festa do título em Tuías, a equipa dirigiu-se para os Paços do Concelho, onde, acompanhada por muitos adeptos, foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, pelo Vice-Presidente e vereador responsável pelo Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca e por José Lima Soares, Vereador dos Assuntos Económicos, a quem se juntou, Daniel Guedes, Presidente da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro e Augusto Carlos, Presidente da coletividade ancedense. Durante a cerimónia, Paulo Pereira, manifestou-se satisfeito, uma vez que "qualquer associação baionense que atinja estes patamares é motivo de orgulho e de prestígio para o nosso concelho e leva o nome de Baião ainda mais longe", congratulando ainda os dirigentes, passados e atuais, os jogadores e a equipa técnica, bem como os adeptos que "são essenciais na motivação extra que proporcionam".
De Baião, a equipa seguiu para a sede da Junta de Freguesia de Ancede, sendo novamente recebida em festa.
Nas redes sociais, foram várias as personalidades e as instituições a parabenizar a AD Ancede. Entre elas, destacámos o treinador principal da AD Freixo de Cima, formação que disputou o título lado a lado com a formação ancendense, que classificou os atletas da AD Ancede como “justos vencedores” e a vizinha Associação Desportiva de Baião, que em comunicado, congratulou a AD Ancede “pela merecida conquista”, referindo que “partilhamos o mesmo concelho e o orgulho de ver o futebol baionense em destaque. É sempre bom ver o trabalho, dedicação e paixão pelo jogo serem recompensados”. Em resposta, a direção da AD Ancede, mostrou-se “muito feliz com o gesto de reconhecimento demonstrado”, afirmou que “a união faz a força e é com grande satisfação que vemos o nosso concelho em destaque de forma tão positiva. Que possamos continuar a caminhar juntos, sempre em prol do desporto e do bem-estar de todos” e terminou desejando à AD Baião “as maiores felicidades e todo o sucesso nas suas futuras jornadas”.
Quanto à subida de divisão, o Regulamento da AF Porto referente à 1ª Divisão explicita no Ponto 1 do Artigo 11º que “sobe ao Campeonato da Divisão de Honra o clube campeão do Campeonato da I Divisão e os clubes necessários, por ordem classificativa, para que essa divisão seja composta por quarenta e oito clubes”, assim sendo, e visto que “descem ao Campeonato da I Divisão, os quatro últimos classificados de cada série do Campeonato de Divisão de Honra, num total de doze”, é bastante provável que as oito equipas que irão disputar o Apuramento de Campeão subam automaticamente, ainda assim, como em anos anteriores, apenas o vencedor da referida prova e consequentemente, Campeão da 1º Divisão, terá a subida 100% assegurada.
No Apuramento de Campeão, a AD Ancede terá como adversários o Ramaldense FC e o AC Gervide da Série 1, o CD Trofense ‘B’ e o SC Rio Tinto ‘B’ da Série 2, o GRD Rans, antiga equipa de Eduardo Mota, atual treinador da AD Baião, da Série 3, o FC Cristelo e o CCR Raimonda da Série 4.
Até à publicação deste jornal, a AF Porto ainda esclareceu qual a data de início da 2ª Fase da Época, ainda assim, deverá estar próxima.