2023/12/14
Atualidade Destaque Última Hora
A Águas do Norte foi convidada pela Universidade de Santiago de Compostela para integrar uma candidatura no âmbito do Programa Interreg Sudoe.
O programa, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), visa promover a preservação, restauro e valorização do património natural, assim como reforçar a adaptação às alterações climáticas na região Sudoeste europeu (SUDOE).
O projeto, intitulado "I-ReWater – Gestión sostenible de los recursos hídricos en la agricultura de regadío en SUDOE", propõe uma análise abrangente do estado atual dos recursos hídricos no espaço SUDOE, concentrando-se na disponibilidade de águas para reutilização (ApR) na agricultura. O cerne do projeto reside no desenvolvimento de ensaios piloto para testar e validar a utilização de águas residuais urbanas tratadas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) existentes no espaço SUDOE para a irrigação de diferentes culturas, avaliando o impacto dessa aplicação na produtividade e qualidade.
Liderado pela Universidade de Santiago de Compostela, o consórcio abrange entidades de três países: França, Portugal e Espanha.
A participação ativa da Águas do Norte incluirá o licenciamento, projeto e operação de duas unidades compactas de produção de ApR para a rega agrícola de classe C. Uma será implementada na ETAR de Mirandela, para a rega de um olival, enquanto a outra será instalada na ETAR de Alfândega da Fé, para a rega de um amendoal.
Com uma duração prevista de 36 meses, o projeto contará com um orçamento específico para a Águas do Norte de cerca de 130.000 euros. Este financiamento abrangerá recursos humanos dedicados ao acompanhamento e execução do projeto, aquisição de materiais/consumíveis, serviços de transporte de ApR, equipamentos e licenças para produção e utilização de ApR. O programa de financiamento apoiará 75% do investimento total elegível, enquanto as entidades do consórcio contribuirão com 25%.
A Águas do Norte está comprometida em contribuir para iniciativas que promovem a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos hídricos, e por desempenhar um papel ativo na concretização dos objetivos propostos junto com a Universidade de Santiago de Compostela, neste projeto inovador.