Em
O Comércio de Baião

2025/01/03

ALMOÇO CONVÍVIO DE EX-MILITARES DO DESTACAMENTO DE ENGENHARIA TRÊS TEVE LUGAR EM BAIÃO

Destaque

No sábado, dia 21 de dezembro, decorreu um convívio na Vila de Baião, de ex-militares do Destacamento de Engenharia n.º 3.

De entre eles o baionense Pedro Freitas Ribeiro, natural de Loivos do Monte, onde viveu até aos 16 anos, tendo vindo residir para a Rua Abel Ribeiro, nas proximidades do campo de futebol, na Vila de Baião, encontrando-se atualmente fora do concelho.

Calhou a este baionense a organização deste convívio que teve início no ano de 2000, só interrompido na altura da pandemia “Tenho aqui as minhas raízes, apesar de já não estar em Baião há bastantes anos, a minha família é de cá, e sempre que posso desloco-me até aqui. Daí fazer questão que o convívio este ano fosse em Baião, para divulgar o meu concelho e a nossa excelente gastronomia”, vincou o ex-militar.

Pedro Ribeiro contou que fez o seu percurso militar no Regimento de Engenharia n.º 3, que tem ligações a Baião, pelas obras efetuadas na Zona Industrial, no Marão, na abertura dos caminhos para Mafómedes, entre outras.

“É só uma vez por ano, normalmente neste período natalício, porque é altura em que, a malta está toda reunida. Pela minha parte até já tento organizar as férias para esta altura, para tentar ir a todos. Então decidimos escolher o último sábado antes de Natal, para o convívio”, revelou Pedro Ribeiro.

Disse ainda que “Temos gente de Viana do Castelo, do Porto, de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Coimbra, Aveiro, Ovar, Paços de Ferreira, Monção, Vila Nova de Gaia, Talhadas, de Sever do de Bouga, entre outros. Se toda a malta pudesse estaríamos aqui uns 50. Infelizmente já faleceram pelo menos dois que a gente tem conhecimento, que vamos recordando, nestes convívios”.

Segundo nos disse, foram 56 os militares do Destacamento de Engenharia n.°3, que fizeram parte do 1° Batalhão de Infantaria da Brigada Ligeira de Intervenção ao serviço da ONU, em território Timorense, entre outubro 2001 e julho de 2002, e que assistiram à independência daquele país irmão.

Este grupo prestou ainda uma pequena homenagem aos militares de engenharia já falecidos, junto do monumento dos ex combatentes, em frente à Câmara Municipal de Baião, onde colocaram uma coroa de flores.

De seguida dirigiram-se para o Restaurante “A Flor de Baião”, onde foi servido o almoço/convívio e passada uma tarde cheia de recordações com o verdadeiro espírito de camaradas de armas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
António Cabral Campelo — Um piloto amador que viveu intensamente a paixão pelos ralis nos anos 80
7/11/2025
Novo Executivo Municipal de Baião realizou a primeira reunião do mandato 2025-2029
7/11/2025
UTAD vê aprovada a abertura do Mestrado Integrado em Medicina
7/11/2025
Agrupamento de Escolas de Eiriz assinalou “Outubro Rosa” com ações de sensibilização
7/11/2025
Escola Básica de Eiriz celebrou o Halloween com criatividade e boa disposição
7/11/2025
Equipa feminina da AD Baião recebe o FC Porto ‘B’ naquele que promete ser o desafio mais exigente da época
6/11/2025
Primeiro dérbi baionense da época disputa-se no próximo domingo
6/11/2025
Rancho Folclórico de Baião volta a reunir a comunidade no seu magusto anual no dia 15 de novembro
6/11/2025
PUB