Em
O Comércio de Baião

2025/12/04

AMDT destaca desafios da Serra da Aboboreira em encontro internacional realizado em Santa Cruz do Douro

Destaque

Santa Cruz do Douro, Baião, foi palco de um encontro internacional dedicado ao “Turismo Sustentável no Sul da Europa”, que decorreu no passado dia 3 de dezembro, na Casa do Lavrador, reunindo representantes de vários países europeus e entidades locais. A iniciativa inseriu-se num programa de intercâmbio europeu e contou com a participação da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), entidade responsável pela gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA).

Durante o evento, Ricardo Magalhães, secretário-geral da AMDT, apresentou os principais eixos de atuação para o futuro da Aboboreira, sublinhando que o território tem um grande potencial turístico, mas enfrenta desafios que exigem uma articulação estreita entre autarquias, agentes económicos, população e entidades ambientais. Entre as prioridades apontadas destacou-se a necessidade de compatibilizar atividades turísticas com a preservação da biodiversidade e com a proteção do património histórico existente na serra, bem como o cumprimento rigoroso das regras definidas para a área protegida.

Ricardo Magalhães deixou ainda um apelo às autarquias e entidades locais para reforçarem ações de sensibilização junto de promotores e operadores turísticos, de forma a garantir que o crescimento da oferta e do número de visitantes não comprometa os valores naturais e culturais da Aboboreira — área de elevada importância ecológica que abrange os concelhos de Baião, Marco de Canaveses e Amarante.

O encontro integrou uma programação de três dias, entre 1 e 3 de dezembro, no âmbito do programa europeu CERV – Citizenship, Equality, Rights and Values, através da medida Town Twinning, que promove a cooperação entre cidades e vilas europeias. As atividades realizaram-se entre Baião e Marco de Canaveses e proporcionaram aos participantes contacto com o património, paisagens e práticas sustentáveis desenvolvidas na região.

A iniciativa contou ainda com delegações de municípios de Itália (Calimera), Grécia (Naxos e Patmos) e Espanha (Sellent), incentivando a troca de experiências sobre gestão territorial e projetos ambientais, reforçando a visibilidade internacional da Serra da Aboboreira e contribuindo para a valorização do concelho de Baião no contexto europeu.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Projeto Casa da Azenha em Baião vence prémio New European Bauhaus 2026 na categoria Estrelas Ascendentes
16/10/2026
Bruno Cristiano assume comando técnico da AD Baião e estreia-se frente ao Freamunde
16/10/2026
Mosteiro de Ancede recebe nova edição do evento 'Mosteiro Assombrado' a 31 de outubro
16/10/2026
Circulação interrompida na Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua até março de 2027
16/10/2026
Associação Cultural de Concertinas do Lameirão celebra 12.º aniversário com magusto a 31 de outubro
15/10/2026
Partido Socialista de Baião lamenta chumbo da proposta para reforçar as verbas destinadas às Juntas de Freguesia do concelho
14/10/2026
Vítor Pascoal recupera ritmo no Rali Vila Nova de Famalicão para preparar títulos em Fafe
13/10/2026
Agrupamento de Escuteiros 1416 de Ancede celebra transição dos lobitos para exploradores
13/10/2026
PUB