Arrancou na manhã de hoje, dia 13 de outubro a 3.ª edição da Semana Social e da Igualdade, na Biblioteca António Mota, que contou com a presença do presidente Paulo Pereira e do vice-presidente e vereador do pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca e de parceiros sociais.
Apos a cerimónia de abertura seguida da palestra “História do Pensar pela Igualdade”, pelo professor Eduardo Leal.
Esta semana é organizada pela Câmara Municipal de Baião, em parceria com diversas entidades locais e nacionais, e contará com um programa diversificado de atividades, dirigidas à comunidade, técnicos e instituições.
Ao longo da semana, serão promovidas palestras, tertúlias, oficinas e momentos culturais, abordando temas como a violência doméstica, a inclusão de pessoas com deficiência, o empreendedorismo feminino, a igualdade no desporto, e o empoderamento das comunidades locais.
Entre as iniciativas destacam-se: A tertúlia “Empreender no Feminino” (14 de outubro); A ação “Biodança para Todos” e a atividade “As Nossas Vozes que Contam” (15 de outubro); A sessão “Tenho Sonhos Reais” com o humorista Nuno Ricardo Carvalho (16 de outubro); E o encerramento com a Gala de Encerramento “Por uma sociedade mais igualitária”, no dia 17 de outubro, com a atuação do Grupo Coral da Universidade Sénior e entrega de prémios do Concurso de Ilustração “Igualdade para Todos”.
A iniciativa envolve a colaboração de entidades como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a Cruz Vermelha Portuguesa, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, o CLDS Baião, o Centro Social de Santa Cruz do Douro, e o Município de Baião, entre outros.
A Semana Social e da Igualdade afirma-se, assim, como um momento de partilha, reflexão e ação, reforçando o papel de Baião como um território inclusivo, solidário e promotor de igualdade de oportunidades para todos.