Em
O Comércio de Baião

2026/01/15

Baião marca presença na apresentação do projeto “Cuidadores do Património – coragem de cuidar”

Destaque

Teve lugar ontem, dia 14, no Centro de Interpretação do Românico, a apresentação pública do projeto artístico e cultural “Cuidadores do Património – coragem de cuidar”, uma iniciativa promovida pela Rota do Românico e integrada no Plano Nacional das Artes.

O Município de Baião esteve representado pela Vereadora da Cultura, Olívia Mendes, pelas alunas do 11.º ano da Escola Básica e Secundária de Baião, Ana Lemos e Mariana Monteiro, pelo Professor Fernando Miranda, pela Cuidadora do Património D. Marília, responsável pela Igreja de Valadares, bem como por técnicos da Autarquia.

Na sua intervenção, a Vereadora da Cultura destacou que “a Autarquia de Baião está sempre disponível para colaborar e participar em projetos e iniciativas desta natureza, reconhecendo a sua importância na valorização do património, no envolvimento da comunidade e na aproximação das gerações mais jovens à memória coletiva do território”.

O projeto “Cuidadores do Património – coragem de cuidar” é um programa artístico e cultural dirigido à juventude, que propõe a transformação do medo em criatividade, participação e cuidado pelo património. Inspirado na questão “E em vez do medo?”, o projeto aposta na expressão emocional e na imaginação como formas de resposta à angústia contemporânea, promovendo simultaneamente a aproximação das novas gerações à memória coletiva e aos monumentos integrados na Rota do Românico.

O programa contempla visitas interpretadas aos monumentos da Rota do Românico e ações de criação artística, destacando-se a iniciativa “Caixa do Tempo”, que ficará guardada nos monumentos durante um período de 20 anos. Nesta caixa, os jovens participantes deixarão mensagens destinadas aos futuros cuidadores do património.

Estão igualmente previstos encontros intergeracionais entre os jovens e os Cuidadores do Património da Rota do Românico, cidadãos que, de forma dedicada e altruísta, zelam diariamente pelos diversos bens culturais que integram esta rede patrimonial.

Com uma forte dimensão colaborativa e de celebração comunitária, o programa afirma o cuidado pelo património como um exercício de coragem partilhada, onde a memória é preservada e o futuro construído de forma coletiva.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que integra 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. As suas principais áreas de intervenção abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Summer Day 2026 promove caminhada colorida e música em Loivos da Ribeira e Tresouras
14/07/2026
Loivos da Ribeira e Tresouras promovem voluntariado juvenil na natureza e florestas até setembro
14/07/2026
Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias
14/07/2026
Patrulha Baião inicia vigilância e sensibilização para proteção da floresta amanhã dia 15 de julho
14/07/2026
Carlos Rodrigues estreia-se em Vila Real com fim de semana desafiante na Type R Legacy Cup
14/07/2026
Agrupamento de Escuteiros de Ancede celebra fundação com vigília e cerimónia de promessas
11/07/2026
Piloto baionense participa no Open Day da GNR em Bragança ao lado da Glassdrive
9/07/2026
Delegação de Marvão visita Biblioteca Municipal António Mota em Baião
9/07/2026
PUB