Em
O Comércio de Baião

2025/01/07

CÂMARA DE BAIÃO VAI DUPLICAR EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS TÊXTEIS

Destaque

A Câmara Municipal de Baião vai duplicar os equipamentos de recolha de resíduos têxteis, de modo a cumprir a diretiva que obriga os municípios a assegurarem a recolha seletiva de têxteis, aplicada a todos os Estados-membros da União Europeia e que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2025.

Desde 2010, a autarquia, em articulação com os presidentes de Junta de Freguesia, tem vindo a promover a recolha de têxteis. Segundo dados da Câmara Municipal de Baião, em média, por cada ano, têm sido recolhidas cerca de 20 toneladas de roupas, calçado e brinquedos. “Os produtos recolhidos são, na sua maioria, reutilizados. Quando tal não é possível, são enviados para reciclagem e uma pequena fração segue para aterro”, garante a autarquia.  

Este ano, a quantidade de contentores será reforçada. A Câmara Municipal de Baião pretende ultrapassar o dobro dos equipamentos atualmente existentes até final de 2025, passando a ser disponibilizados no concelho 22 contentores.

Henrique Gaspar Ribeiro, vereador responsável pelo Ambiente, destacou mais uma área em que Baião, antecipando-se à obrigação legal agora imposta, “já vinha fazendo o seu caminho, incentivando e promovendo a deposição de têxteis nos contentores próprios”. O autarca frisou ainda que o município continua a fazer um trabalho exaustivo de sensibilização da população no sentido da promoção da reciclagem, em vários domínios, disponibilizando ferramentas e informação adequadas. Mesmo assim, e apesar de ser notório um ligeiro crescimento, “estamos ainda longe das metas que é necessário atingir”, lamentou, apelando à população para que faça a reciclagem dos resíduos. “A bem de todos”, reforçou. 

A diretiva europeia, no âmbito do Regime Geral da Gestão de Resíduos (RGGR), estabelece ainda que os municípios, à data de 1 de janeiro de 2025, devem disponibilizar uma rede destinada também às frações do mobiliário e resíduos perigosos de pequenas quantidades.

Recorde-se que a Câmara Municipal disponibiliza outros serviços gratuitos à população: recolha de monstros domésticos, recolha de Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s) provenientes de pequenas reparações domésticas e recolha de resíduos verdes, para além da oferta de compostores à população para tratamento de biorresíduos na origem. Está ainda em curso o processo para a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada a este serviço.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Baião reforça apelo à correta deposição de monstros domésticos no verão
17/07/2026
Valadares recebe a XIII Feira Franca com concurso pecuário dedicado à raça Arouquesa
17/07/2026
Aparatoso acidente junto ao Centro de Saúde de Baião provoca ferimentos na condutora
17/07/2026
ADCR DE GESTAÇÔ ORGANIZA CAMINHADA E BTT “O ALMOCREVE”
15/07/2026
Summer Day 2026 promove caminhada colorida e música em Loivos da Ribeira e Tresouras
14/07/2026
Loivos da Ribeira e Tresouras promovem voluntariado juvenil na natureza e florestas até setembro
14/07/2026
Hemodiálise em férias: Um direito que não deve tirar férias
14/07/2026
Patrulha Baião inicia vigilância e sensibilização para proteção da floresta amanhã dia 15 de julho
14/07/2026
PUB