Em
O Comércio de Baião

2025/03/18

CANDIDATURA ‘CONDOMÍNIO ALDEIA’ DA CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO APROVADA PELO GOVERNO

Destaque

O Fundo Ambiental, tutelado pelo Ministério do Ambiente e da Energia, aprovou 14 projetos que se candidataram ao "Condomínio de Aldeia — Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta". Este programa, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo reforçar a proteção das comunidades locais através da gestão sustentável da paisagem e da prevenção de incêndios.

Foram submetidas 48 candidaturas a um financiamento total de 2.156.625,32€. As intervenções previstas visam transformar as áreas envolventes das aldeias, promovendo soluções como a reconversão de matos e florestas para usos agrícolas ou silvopastoris, fortalecendo a biodiversidade e garantindo comunidades mais seguras e resilientes.

A candidatura da Câmara Municipal de Baião foi uma das aprovadas e conta com um financiamento de 113.982 euros.

Para a Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, "este é um passo essencial para a segurança e sustentabilidade das nossas aldeias. Ao apoiar a gestão ativa da paisagem, estamos a reduzir o risco de incêndios e a contribuir para a preservação do património natural e cultural das comunidades locais. Este investimento reflete o compromisso do Governo com a valorização dos territórios rurais e com a adaptação às alterações climáticas. Queremos continuar a apoiar estas comunidades, garantindo que vivem em segurança e em equilíbrio com a natureza”, concluiu. 

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, aquando da visita a Almofrela para acompanhar a evolução dos trabalhos referiu que “este projeto constitui um passo essencial para a proteção da população, dos bens e dos ecossistemas locais, possibilitando a transição para sistemas agroflorestais sustentáveis, como culturas frutícolas, olivais e pastagens.

Representa não só um investimento na segurança das aldeias, mas também uma oportunidade de desenvolvimento económico e social para as populações locais. Espero que seja possível, no futuro, alargar este projeto da CIM a outras aldeias” destacou, sublinhando o compromisso com a “transformação da paisagem e a resiliência climática.”

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ESPETÁCULO DE MÁRIO DANIEL REALIZA-SE NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE BAIÃO
28/08/2025
HORÁRIOS DAS PROVAS ESPECIAIS DE CLASSIFICAÇÃO (PECS) DO XIV RALI DE MESÃO FRIO
27/08/2025
LOIVOS DO MONTE ACOLHE OPEN DAY DE MÚSICA E DESPORTO NOS DIAS 29 E 30 DE AGOSTO
27/08/2025
DE FRANÇA A BAIÃO EM BICICLETA: TEDDY MONTEIRO PERCORREU 1.774 KM EM 8 DIAS ATÉ LOIVOS DA RIBEIRA
27/08/2025
2.ª FEIRA DE ADOÇÃO ANIMAL DE BAIÃO PROPORCIONOU UM NOVO LAR A SEIS ANIMAIS
27/08/2025
SANTA MARINHA DO ZÊZERE RECEBE 8.ª EDIÇÃO DA FEIRA DO VINHO VERDE E DAS TASQUINHAS
26/08/2025
ADCR COVELAS ORGANIZOU O 17.º PASSEIO MOTARD “ZUCKRÉVIAS”
26/08/2025
ILUSIONISTA MÁRIO DANIEL TRAZ ESPETÁCULO DE MAGIA E HUMOR A BAIÃO
26/08/2025