2024/12/17
A Casa do Pai Natal no Mosteiro de Ancede, Centro Cultural - Baião já recebeu mais de 500 crianças e a expetativa é que o número continue a aumentar.
Miguel Ramos, o homem a quem o jornal “O Comércio de Baião” obrigou a vestir o fato encarnado só para a foto, é quem dá vida ao Pai Natal do Mosteiro.
Miguel Ramos, o "Pai Natal do Mosteiro"
Esta iniciativa, segundo o próprio, “partiu de uma ideia dos trabalhadores do MACC e foi prontamente aceite depois de apresentada à Câmara Municipal de Baião”. Abriu no dia 1 de dezembro, depois de uma semana de trabalho na decoração e na preparação do espaço, e tem “feito o dia” a centenas de crianças.
Nos dias em que o Pai Natal está por casa à espera de visitas, que é como quem diz, durante os horários de funcionamento, Miguel Ramos está sempre na expetativa à espera da criançada e conta que, até ao fim de semana passado, já foi visitado por mais de 500 pequenotes, ainda assim, nem todas foram recebidas por ele. “Quem veste o fato na maioria das vezes sou eu, mas quando não estou por cá, porque eventualmente tive de sair, uma das minhas colegas pega na farda e faz de Pai Natal. O importante é não negar a visita a nenhuma criança, há sempre uma forma de as deixar felizes”, revelou.
Durante a conversa, Miguel Ramos explicou como são feitas as visitas. “Quando sabemos que vem cá uma escola, eu já estou com o fato vestido à espera das crianças. Quando, por exemplo, os pais chegam com a criança e eu ando a trabalhar noutra coisa, convidamos os pais a visitar e a mostrar o Presépio do Padre Francisco aos filhos e, nesse meio tempo, vou equipar as barbas. Durante a visita, gosto de perguntar aos pais o nome da criança sem que ela saiba, para ela acreditar que o Pai Natal sabe o nome dela. Depois, ela senta-se aqui ao meu lado, tiramos uma foto e vou perguntando o que ela quer para o Natal, pego na minha carta com a «escrita do Pai Natal» e mostro-lhe onde esta o nome dela e digo-lhe se ela se portou bem ou não, quando o presente que ela pede até é aceitável e os pais abanam com a cabeça a dizer que sim, também digo que lhe vou oferecer a prenda que ela quer, desde que, claro, tenha direito ao leite e às bolachinhas na noite do dia 24 (risos)”.
Escrita do Pai Natal
Sobre a troca de experiências, Miguel Ramos diz que tem sido enriquecedor. “Há crianças que vêm aqui e pedem tudo e mais alguma coisa, mas há outras que me tocam um pouco. Lembro-me de uma miúda que disse que a única coisa queria era que a irmã tivesse muitas prendas. Eu perguntei-lhe se ela própria não queria receber uma, ao que ela respondeu que não, desde que a irmã tivesse muitos presentes ela também ficava feliz. Isso mexeu um bocadinho comigo”, confessou.
Pode visitar a Casa do Pai Natal nos dias 20, 21 e 22 de dezembro das 14h às 22h, no entanto, pode contactar o MACC e agendar visita para outra data. Ligue para o 968 476 164 ou entre em contacto através do e-mail [email protected]
Leve os seus filhos e torne o Natal ainda mais mágico!