Em
O Comércio de Baião

2025/11/27

CIM do Tâmega e Sousa assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com V Seminário UNIDAS

Destaque

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em parceria com o Município do Marco de Canaveses, promoveu no dia 25 de novembro, no Emergente Centro Cultural, o V Seminário da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa, iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O encontro reuniu técnicos, especialistas e representantes institucionais dos 11 municípios da região, reforçando o compromisso intermunicipal no combate à violência doméstica.

Sob o tema “Entre Fronteiras e Silêncios: Violência Doméstica nos seus Públicos Mais Vulneráveis”, o seminário contou com intervenções de Paulo Balsemão Campos (Procurador da República), Nathália Castro da Silva (Investigadora da Universidade do Porto) e Raquel Gomes (Cáritas Arquidiocesana de Braga), numa sessão moderada por Carolina Freitas da Silva. A abertura esteve a cargo de Telmo Pinto, Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, e Raquel Pereira, Vereadora da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Durante o evento foram divulgados os dados mais recentes da Rede UNIDAS referentes ao período janeiro a setembro de 2025, que registou 553 novos processos, dos quais 453 vítimas adultas e 100 crianças e jovens. A violência psicológica continua a ser a tipologia mais frequente, seguida da violência física, ocorrendo maioritariamente em relações conjugais ou análogas. O Ministério Público e os tribunais mantêm-se como principais entidades de encaminhamento.

Nos casos envolvendo crianças e jovens, verificou-se exposição a contextos de violência em todas as situações analisadas, sendo o progenitor do sexo masculino o agressor predominante. Apesar de um ligeiro decréscimo face ao período homólogo, a Rede UNIDAS alerta que o número de ocorrências continua elevado, exigindo reforço da prevenção e da intervenção especializada em toda a região.

A tarde foi dedicada a workshops temáticos, centrados na violência contra pessoas idosas, no potencial da inteligência artificial em projetos sociais e nas estratégias de intervenção no trauma infantil. As sessões foram dinamizadas por especialistas como Bruno Peixoto, Andreia Pimentel, Mariana Carvalho e Virgínia Alves.

O encerramento ficou a cargo de Manuel Albano, Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que destacou a evolução consistente da Rede UNIDAS e sublinhou a importância da cooperação interinstitucional no combate à violência doméstica.

A UNIDAS é a primeira rede intermunicipal do país dedicada ao apoio a vítimas de violência doméstica, contando com equipas multidisciplinares nos 11 municípios do Douro, Tâmega e Sousa. O seminário reafirmou o compromisso regional em qualificar respostas, reforçar a prevenção e garantir maior proteção a vítimas de todas as idades.

Linha de apoio UNIDAS: 255 718 345

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CIM do Tâmega e Sousa assinala Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com V Seminário UNIDAS
27/11/2025
Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere realizam simulacro na Creche do Centro Social Paroquial
27/11/2025
Serra da Aboboreira assinala Dia da Floresta Autóctone com arranque do Serviço Educativo “Recolher, Semear e Fazer Crescer”
27/11/2025
Ancede e Ribadouro recebem caminhada “Christmas Sunset” no dia 7 de dezembro
26/11/2025
AF Porto reforça presença em Baião com novo protocolo e reuniões descentralizadas
26/11/2025
Equipa feminina da AD Baião enfrenta Rio Mau FC na Pré-Eliminatória da Taça AF Porto
26/11/2025
Vítor Pascoal fecha época com vitória dominante entre os GT no Portugal Rallye Series
26/11/2025
Aluna da Escola Básica de Eiriz recebeu prémio de 1.º lugar no concurso nacional “Ser Escritor é Cool”
26/11/2025
PUB