2024/12/08
A estreia da equipa principal da Associação Desportiva de Ancede no novo relvado sintético, certamente, não correu como o ambicionado.
A formação ancedense recebeu, esta tarde, o Airães FC, penúltimo colocado da série 5 da 1ª Divisão da AF Porto. O jogo terminou com um empate a três bolas e com uma estatística curiosa: cinco dos seis golos foram obtidos através de lances de bola parada.
Como tem sido recorrente na presente época, os comandados de Marco Vieira começaram a partida em desvantagem. Na sequência de um dos primeiros lances de bola parada do jogo, a formação visitante adiantou-se no marcador após um remate certeiro dentro da área. A resposta da AD Ancede foi quase imediata, Sandro Barros ganhou a frente do lance ao defesa contrário e conquistou um pontapé livre ao ser agarrado à entrada da área. O árbitro decidiu amarelar o central do Airães FC, no entanto, o cartão poderia ter sido de outra cor. Sandro ficou isolado na cara do guarda redes e não beneficiou sequer da lei da vantagem, uma vez que, o árbitro foi perentório ao apitar. Contudo, na conversão do livre direto, o próprio Sandro Barros restabeleceu a igualdade com um grande golo. Minutos depois, bola bombeada para a área da AD Ancede, a partir de um outro pontapé livre, e mais um golo para o Airães FC. Antes do intervalo foi, novamente, a AD Ancede a chegar ao golo. Hélder Santos empurrou para o 2-2, desta vez, na sequência de um pontapé de canto. Na segunda parte, a AD Ancede completou a reviravolta no marcador com o único golo de bola corrida do encontro. Marcou Luís Sousa. Na reta final da partida, Pedro Nogueira agarrou o adversário junto à linha lateral e o árbitro assinalou falta. Na conversão aconteceu o esperado: novo golo da formação de Felgueiras. Até ao final do jogo foi a AD Ancede a única equipa que quis chegar à vitória, mas não conseguiu criar oportunidades claras de golo.
Nota ainda para as expulsões nos descontos de um elemento do Airães FC, por falta dura sobre Ricardinho, e de Pedro Nogueira, no último lance do encontro.
Apesar dos dois pontos perdidos, a AD Ancede permanece líder isolada da competição com mais três pontos que o segundo colocado, a AD Freixo de Cima, isto porque a referida equipa venceu a AR Tuías por 3-1.
Na próxima semana a AD Ancede visita o reduto do GDR Soalhães, último colocado da prova com apenas quatro pontos.
Confira a tabela classificativa: