2024/04/29
A Câmara Municipal de Mesão Frio dá seguimento às iniciativas comemorativas dos 50 anos do 25 de Abril, pelas 21h30 de amanhã, no Auditório Municipal.
Na véspera do feriado do primeiro de maio, regressa a música para continuar a celebrar a Revolução. O grupo musical AlmaSupra traz um concerto encenado onde se procura recriar o ambiente dos anos 70 com as suas vivências particulares. «Recordar Abril» será apresentado no Auditório Municipal, pelas 21h30.
Na década de 70, vive-se nos quartéis das Forças Armadas de Norte a Sul do País um sentimento de descontentamento generalizado. Existe a ânsia de provocar um “virar de página” na forma de viver de um povo empobrecido, debaixo da opressão imposta pelo Poder Ditatorial instalado e amedrontado. Está em marcha uma nova visão para Portugal. Pelas ruas das cidades, são vários os intervenientes que embarcam num momento que ficará na História de uma Nação. A música, na sua vertente ímpar de veículo transmissor de expressões e mensagens, assume o papel de ator principal.
A Câmara Municipal de Mesão Frio convida toda a população a juntar-se aos AlmaSupra nesta celebração da música portuguesa que historicamente ficou associada à Revolução dos Cravos.
Para encerrar o programa comemorativo do 25 de Abril, em Mesão Frio, terá lugar no serão de 3 de maio uma edição especial das «Tertúlias na Biblioteca». Miguel Carvalho, premiado jornalista português, trará à Biblioteca Municipal uma conversa que se quer participada sobre o seu aclamado livro «Amália: Ditadura e Revolução». Um livro de investigação jornalística sobre muitas facetas desconhecidas e surpreendentes da mais aclamada figura artística do Fado, Amália Rodrigues.
À conversa virão certamente outros livros e investigações do ex-jornalista da revista Visão e do periódico Diário de Notícias, como por exemplo, a obra sobre as redes bombistas de extrema-direita intitulada «Quando Portugal Ardeu».
O Município Mesãofriense convida para que se junte a ele e que se faça acompanhar em todas estas iniciativas por colaboradores, familiares e amigos, na evocação da Revolução dos Cravos e na celebração do 25 de Abril de 1974! “Contamos consigo! Traga familiares, colaboradores e amigos”.