2025/04/17
Uma gigantesca couve, com 4 metros e 10 centímetros de altura, pode ser observada na Rua de Arrabalde, em Fonseca, Santa Marinha do Zêzere. Quem a semeou e plantou foi José Cos a, num pequeno quintal que tem junto à sua residência e nos disse “Tenho muitas assim, aquelas dalém já têm mais idade, são também muito altas, não tanto como aquela”, frisou. Todavia podemos confirmar o tamanho da couve, até porque o seu vizinho, Manuel Oliveira, prontamente foi buscar uma fita e verificada a medida de 4,10 metros, que a Alicinha, assinante do nosso jornal, nos tinha informado.
José Costa afirmou ser da qualidade da semente “É uma qualidade muito boa, que não espiga todos os anos, foi o pai da Alicinha ali de Fonseca, que ma deu há muitos anos”.
Questionado se esta foi a mais alta que teve, respondeu “Ainda o ano passado tive ali uma que era maior que esta, até a tracei pelo meio, tinha cá uns rebentos!”. Sobre a qualidade da semente referiu “já anda cá há muitos anos, e eu já incei muita gente daqui, dei ao Fernandinho de Vila Jusã, à Amélia aqui em baixo, já tenho dado muitas sementes delas e todas dão grandes, é da qualidade”. Explicou que é importante plantá-las e elas não espigarem logo “uma maré deram-me umas para plantar e espigaram logo naquele ano. Esta tem para aí dois anos”, salientou José Costa.
Revelou-nos que nasceu e morou sempre ali naquele lugar do Arrabalde e que já conta 91 anos de idade, feitos em junho de 2024. Daqui a pouco mais de dois meses, completa 92, idade que não aparenta, quer em termos de lucidez, quer em termos de mobilidade.
Contou ainda que tem um filho que mora no Porto, já reformado da polícia e vem visitá-lo de vez em quando, de resto vai-se entretendo no quintal e produzindo “fenómenos” da natureza. O jornal “O Comércio de Baião”, agradece a simpatia e disponibilidade com que nos recebeu para falar connosco e nos abriu o portão da sua casa.