Em
O Comércio de Baião

2025/08/27

DE FRANÇA A BAIÃO EM BICICLETA: TEDDY MONTEIRO PERCORREU 1.774 KM EM 8 DIAS ATÉ LOIVOS DA RIBEIRA

Desporto Destaque

O amor às origens e a paixão pelo desporto levaram Teddy Monteiro, de 34 anos, a concretizar um desafio invulgar: viajar de bicicleta desde França até Loivos da Ribeira, em Baião, num percurso de 1.774 quilómetros realizados em apenas 8 dias.

Filho de mãe natural de Loivos da Ribeira e de pai de Tresouras, Teddy nasceu em França, mas nunca perdeu a ligação à terra dos avós, onde regressa todos os anos, por esta altura. “Loivos é a minha terra de coração”, afirmou ao nosso jornal, explicando que a motivação para esta aventura surgiu do desejo de refazer o caminho das férias de infância, quando viajava com os pais para Portugal.

A jornada, feita em oito etapas, foi também um esforço partilhado em família: a esposa acompanhou-o de carrinha, assegurando a alimentação, a troca de roupas e o descanso, transformando-se num verdadeiro pilar de apoio. “Eu só pedalei, mas só consegui porque tive grandes mulheres por trás de mim”, confessa, agradecendo à companheira que tratou de toda a logística.

Atleta amador de trail, corrida e ciclismo — modalidades que treina diariamente entre uma a duas horas — Teddy viu na bicicleta uma forma de aliar o desporto ao reencontro com as raízes. Durante o percurso, familiares e amigos puderam acompanhar os seus avanços através de uma aplicação, partilhando à distância a emoção de cada quilómetro conquistado.

À chegada a Loivos da Ribeira, foi recebido com surpresa e alegria pela comunidade local, num momento que descreve como “inesperado, mas muito feliz”. Agora, já pensa em novos desafios: repetir a experiência noutro trajeto, como o de Santiago de Compostela, mas desta vez em família, levando também as filhas numa bicicleta de três lugares.

Mas a aventura não fica por aqui. Em outubro, Teddy Monteiro vai competir na ilha de La Réunion, numa das provas de trail mais exigentes do mundo: 170 quilómetros com 10.600 metros de desnível positivo, em cerca de 44 horas de corrida ininterrupta. “É a mais dura, mas também a mais bonita”, resume.

Entre França, onde trabalha numa fábrica de peças automóveis, e Baião, onde ocupa a antiga casa dos avós — que já foi residência paroquial — Teddy mantém a mesma certeza: o desporto é mais do que um hobby, é uma forma de vida. E Loivos da Ribeira será sempre o destino de coração.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Dois alunos do Agrupamento de Escolas do Sudeste de Baião eleitos para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens
4/03/2026
O papel da GNR na proteção da Vida Selvagem
3/03/2026
União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró alerta para abandono de lixo na serra
3/03/2026
Patrícia Pinto da Silva eleita presidente da Comissão Política do PSD Baião com 97% dos votos
2/03/2026
Associação Desportiva de Baião e Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro receberam certificação oficial na Gala da A.F. Porto
2/03/2026
Bai’o Teatro inaugura Festival de Teatro Amador Terras de Camilo em Vila Nova de Famalicão
2/03/2026
Associação dos Amigos do Rio Ovelha celebra Dia Mundial da Árvore e da Água na Escola Secundária de Marco de Canaveses
2/03/2026
Marãovilhas 2026 reúne participantes na Serra do Marão a 26 de abril para apoiar Bombeiros Voluntários de Baião
1/03/2026