Em
O Comércio de Baião

2024/02/02

ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS DO SETOR DO TURISMO NO MACC BAIÃO

Atualidade Destaque

O município baionense promoveu, no MACC Baião, no último dia de janeiro, uma reunião com responsáveis por empresas de turismo do concelho, empreendimentos turísticos, alojamento local e animação turística, com as participações da vereadora responsável pelo pelouro do Turismo, Anabela Cardoso, e do vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, onde foram debatidas as questões ligadas ao setor, um dos mais dinâmicos do território.

O encontro, que acontece todos os anos, “é particularmente importante porque nos permite, não apenas fazer um balanço do setor, como também agilizar estratégias e debater ideias apontadas ao futuro do turismo no nosso concelho, um dos pilares de desenvolvimento de Baião”, explicou Anabela Cardoso, adiantando ainda que, ao longo do ano, o município promove encontros informais com cada um dos operadores e “monitoriza as carências e os anseios” apresentados.  

Por seu lado, José Lima, sublinhou o papel de âncora no desenvolvimento do município que o turismo representa, como setor que “desperta a envolvência do tecido económico, funcionando como impulsionador de ações e iniciativas que aportam riqueza e qualidade de vida para a nossa comunidade”, explicou.  

O vereador elogiou a dinâmica empresarial dos agentes turísticos, e destacou o “excelente relacionamento com a autarquia, o espírito de confiança e colaboração, cujos resultados são visíveis, a bem do concelho e dos baionenses”, sublinhou o autarca.

 

EVOLUÇÃO POSITIVA DO TURISMO EM BAIÃO

Além do ponto de situação, com apresentação de dados estatísticos que denotam a evolução positiva do setor no concelho e no contexto sub-regional da NUT III Tâmega e Sousa, em que Baião está inserido, foram também apresentadas as linhas gerais do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Destino Turístico do Município, onde estão vertidos os contributos dos operadores turísticos.

O documento apresenta ideias-chave que servem de base à estratégia, nomeadamente o “equilíbrio entre a tradição e a inovação”; a “preservação ambiental”; a “autenticidade”; a “qualidade da gastronomia e vinhos”; “atividades responsáveis”; “turismo de natureza”; “slow tourism”; “potenciação do capital natural e sociocultural”, “qualidade de vida”; “gentes acolhedoras”, entre outras.

Neste contexto, estão definidos objetivos com base em indicadores de desempenho económicos; sociais; ambientais; em atividades e processos – como a otimização da oferta de experiências em Baião -; em relacionamentos – no envolvimento ativo com os operadores de turismo -; criação de uma ambiência fiscal favorável à criação de negócios; e o investimento contínuo em infraestruturas públicas.

O Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Destino Turístico do Município aponta diversas prioridades estratégicas, como o “desenvolvimento e reforço de produtos e experiências” – com recurso ao património natural, cultural e gastronómico -; o marketing; a competência das pessoas – com formação no âmbito do atendimento aos turistas; aos empresários sobre sustentabilidade -; o incremento de sinalização turística; a promoção da economia circular; a atração de investimento e a definição de um Plano de Ação Plurianual – com a criação de um Conselho Municipal do Turismo, além de outras linhas de intervenção.

Foi ainda abordado e colocado à discussão dos presentes, o tema relativo à implementação de uma Taxa Turística Municipal. Os vereadores lembraram que o assunto está em discussão pública até ao dia 4 de março, e que os interessados devem pronunciar-se. A maioria dos responsáveis turísticos mostrou o seu desagrado face à medida, apontando o efeito negativo que poderá provocar na afluência de turistas ao concelho.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026