2024/12/27
Os Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere receberam, na manhã do dia 27 de dezembro, nos Paços do Concelho de Baião, duas motas (uma para cada corporação) equipadas com equipamentos essenciais de socorro e que irão melhorar a capacidade de resposta dos bombeiros em situações de emergência.
A entrega destes veículos resulta da proposta submetida por Hugo Pinto e Francisca Pinto, dois jovens do quartel de Bombeiros Voluntários de Baião, ao Orçamento Participativo Jovem do Município de Baião, que apesar de não ser enquadrada neste programa, foi concretizada através de outra rubrica orçamental, por ser considerada essencial para melhorar a rapidez e a versatilidade nas operações de socorro, assim como permite assegurar as tarefas estabelecidas no protocolo de colaboração recentemente assinado entre a autarquia e as corporações.
No cerimônia de entrega marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente do Município e Vereador da Proteção Civil, Filipe Fonseca, e as direções e comandos de ambas as corporações de bombeiros.
O vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca, referiu que “este é um exemplo de como as ideias da nossa juventude podem fazer a diferença na comunidade. A Francisca e o Hugo identificaram uma necessidade importante e este investimento reforça a capacidade de resposta dos nossos bombeiros.”
Para os Bombeiros Voluntários de Baião “esta moto representa um reforço importante para as nossas operações. Garante uma resposta mais acelerada e eficaz em momentos críticos e permite uma chegada mais rápida a locais de difícil acesso”.
Os motociclos representam um investimento próximo dos 22 mil euros e já estão disponíveis para apoiar as corporações.