Decorreu em ambiente de particular familiaridade e de muita animação a Festa de Natal dedicada aos residentes do centro Social de Santa Cruz do Douro. Como é já habitual o Centro Social aproveita a época natalícia para juntar os utentes residentes e os seus familiares mais próximos no almoço de Natal.
Este ano, para além das iguarias da época natalícia, o jantar contou com a animação das colaboradoras da Instituição que abriram a Festa, seguindo-se a participação voluntária de três jovens de Baião: Pedro, Marco e Hugo, que com as suas concertinas conseguiram arrancar sorrisos, palavras e emoções, não só dos utentes, mas também dos visitantes, colaboradores e elementos dos Órgãos Sociais.
Depois de um agradecimento feito pelo Presidente da Direção, Artur Borges, à Autarquia local através do seu Presidente. António Vieira, saudou todos os familiares presentes neste encontro, relembrando todos os utentes que fazem parte do Centro Social nas valências de SAD, Centro de Dia e Pré-Escolar. Usaram ainda de palavra o Presidente de Junta, António Vieira, que enalteceu o relevante trabalho de natureza social que o Centro Social desenvolveu, fazendo questão de contribuir com um apoio financeiro dentro das limitações da Autarquia. Anabela Cardoso, representante da Câmara Municipal, encerrou as intervenções com palavras de particular carinho, sensibilidade e espírito natalício, elogiando a obra social inaugurada em 1992 e que, decorridos 32 anos, está à vista de todos.
Para encerrar a festa da melhor maneira, não poderia deixar de estar presente o Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro que, através dos seus cantares e das suas danças, fizeram reviver momentos do passado que não passaram indiferentes aos utentes, levando mesmo a que se emocionassem, sobretudo com a “Chula”, a sua dança preferida e que reavivou ainda mais memórias. Estas danças e cantares foram apresentadas por António Cardoso, que também não ficou indiferente ao ver os olhos humedecidos de alegria por parte dos presentes.