Em
O Comércio de Baião

2025/03/01

FOLES & CANTARES QUE DEU LUGAR A RITA & DANIELA CELEBRAM 10 ANOS DE EXISTÊNCIA

Destaque

Rita e a irmã Daniela, são naturais Da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro, Baião, onde residem.

Há precisamente 10 anos, mais concretamente, no dia 12 de fevereiro de 2015, fundaram o grupo Foles & Cantares.

Com o evoluir da música e dos tempos, no ano transato passaram a denominar-se Rita & Daniela, tendo para o efeito lançado o seu primeiro EP & Videoclipe «A minha concertina», que tem colhido um enorme sucesso.

O nosso jornal falou com estas duas simpáticas jovens, cuja conversa partilhamos, seguidamente, com os nossos leitores.

“Foi precisamente há 10 anos que nós entrámos neste mundo da música popular portuguesa, com o grupo muito tradicional, «Foles & Cantares», que era mais à base de concertinas. Na altura fui eu que pensei no nome, Foles, das concertinas e, cantares porque também haviam músicas tocadas. Portanto, fazia todo o sentido ser esse o nome. Eu e a minha irmã Daniela éramos na mesma as líderes, mas, tínhamos amigos nossos a tocar concertina, pandeireta e bombo”, começa por nos contar Rita Vaz.

De salientar que Rita começou no piano, depois tocou caixa num grupo de bombos e, em 2012, aventurou-se na concertina.

Inspirada pela irmã, Daniela Vaz confessou Eu nunca gostei que ninguém me ensinasse. Então, quando a Rita saía, eu pegava na concertina dela e ia tirando as músicas que ela tocava e, sempre foi assim, até aos dias de hoje”.

Na altura da formação do grupo “A minha irmã Daniela não sabia sequer tocar concertina, por isso, inicialmente começou a cantar e a tocar pandeireta”, revelou Rita Vaz.

Entretanto o grupo «Foles & Cantares» foi evoluindo ao longo dos anos, alcançando mesmo muito sucesso “Fizemos desde o mais pequeno convívio de aniversário, a festas, arraiais, enfim um pouco de tudo. Percorremos Portugal de norte a sul, levando e enchendo de alegria as pessoas. Temos histórias e aventuras fascinantes que vivemos. Foram tantas as terras que conhecemos, tantas pessoas que cruzaram o nosso caminho, foi uma jornada incrível”, salientou Rita Vaz.

Até que em 2019 lançaram o seu primeiro CD, intitulado "Bota mais um copo". Em 2020/2021, começaram a pensar em algo maior, que abrisse outros horizontes.

“Simplesmente depois, há coisa de 4 anos para cá, decidimos fazer, não uma pausa, mas quase, vamos descansar os Foles e Cantares, porque a nossa intenção já era fazer uma passagem. Nunca pensámos em mudar o nome. Portanto, isso nunca foi uma decisão. Não foi uma hipótese, mas já contávamos fazer algo maior. Então, por isso, é que não nos interessava sequer fazer muitas festas já para acabar um bocadinho com os Foles e Cantares”, realçou Rita Vaz.

E eis que no dia 25 de outubro de 2024, nasceu a Rita & Daniela, com o lançamento de três novas canções que devolvem à música portuguesa a jovialidade e vitalidade, mantendo vivo o espírito das tradições e revitalizando as sonoridades mais populares, que de forma genuína apresentam ao público, no seu novo EP «A minha concertina».

As três canções que compõem o EP intitulam-se e significam, conforme disseram: “A minha concertina”, celebra o laço especial entre o músico e a concertina, símbolo da música tradicional portuguesa. Com uma melodia alegre e enérgica, destaca-se o papel central deste instrumento nas festas e romarias, bem como a alegria que transmite; "Vem cá menino", a segunda canção deste EP, evoca a inocência e a vivacidade da juventude. Com uma melodia ritmada, cativa pela simplicidade da sua mensagem: o convite para dançar e festejar, num cenário típico das festas populares, onde o convívio e a diversão são protagonistas e por último, "As meninas de Baião", é uma homenagem às mulheres desta região. Uma melodia cativante que captura a essência do tradicional “malhão”, numa recriação que reflete o orgulho local e a paixão que estas duas jovens emprestam à sua interpretação.

Questionadas sobre o sucesso que o EP está a ter afirmaram Nós já sabíamos que o trabalho ia ser muito bom, superou mesmo muito as nossas expetativas. Nunca pensamos que íamos ter o sucesso que estamos a ter em tão pouco tempo. Até porque há tanta gente na música, e acaba por ser um bocadinho, de cada vez mais difícil, salvarmo-nos na música logo assim no início. Está a ser mesmo muito bom”, declararam.

Interpeladas se eram as autoras das letras, disseram “Nós neste momento estamos com a Editora Espacial, assinámos contrato o ano passado e, portanto, juntamente com a editora, quem nos faz as músicas é o Jorge do Carmo e a Nikita, assim como a produção e composição, são excelentes”, confessaram.

Têm tido bastante êxito nas televisões e nas rádios Sim, temos ido às televisões, e também estamos no top de muitas das rádios, está a ser fantástica esta parte”.

Afirmaram que a música popular portuguesa vai fazer sempre parte do seu reportório “é a nossa base, é, por assim dizer, o ingrediente principal da receita. Isso mantém-se sempre”.

Contactos não têm faltado “Temos tido bastantes, mas, continuamos com a agenda aberta. Claro que, já temos algumas datas ocupadas, mas ainda temos vagas. Quem nos quiser contactar, pode fazê-lo através das nossas redes sociais, lá encontra o nosso contacto direto e também o contacto da Espacial Booking, que é a nossa editora, que também faz parte da nossa contratação”, referindo também que tem havido muitos estrangeiros a contactá-las “Só que, neste momento, por uma questão de a Rita & Daniela só ter três músicas, preferimos primeiro estrear cá, quando tivermos mais, aí sim aceitamos trabalho no estrangeiro”.

A terminar desvendaram-nos um segredo, depois de serem autorizadas pela editora “podemos tirar aqui um bocadinho o véu, vão sair novidades muito em breve, nós não estamos paradas, estamos a trabalhar muito e, portanto, emigrantes este ano não é bem o timing, mas para o ano, sim, quando a Rita & Daniela tiverem um reportório mais próprio, só nosso”.

Dos Foles & Cantares nasceu a Rita & Daniela, mas este nome estará sempre no nosso coração. Foi o ponto de partida para tudo o que somos hoje, e continuará a ser uma parte especial da nossa história”, salvaguardaram.

Aproveitaram ainda para “Agradecemos de coração a todos os que nos acompanham desde o início e aos que se juntaram mais recentemente. O vosso apoio significa tudo para nós! Obrigada por caminharem connosco”, concluíram as irmãs Rita e Daniela Vaz.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
DIA 24 DE MAIO VAI SER INAUGURADO O PARQUE “JARDINS DE BAIÃO” NA CIDADE DE CORMEILLES-EN-PARISIS FRANÇA
7/05/2025
DOMINGO DIA 11 ‘TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO RIO OVIL’ COM CAMINHADA E CONVÍVIO MOTARD SOLIDÁRIOS-TARDE DE ANIMAÇÃO
7/05/2025
ARRANCOU HOJE A CONSTRUÇÃO DA VARIANTE À EN211 ENTRE QUINTÃ E MESQUINHATA
6/05/2025
EXPOSIÇÃO “CAMILO. VIDA OBRA E (IN)CONFIDÊNCIAS” INAUGURA DIA 10 NA BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO MOTA
6/05/2025
VÍTOR PASCOAL ANALISA A PRÓXIMA PROVA: "A FALPERRA É UM DOS DESAFIOS MAIS DIFÍCEIS DA ÉPOCA"
5/05/2025
PAULO PEREIRA PARTICIPA AMANHÃ NA CERIMÓNIA DE CONSIGNAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA VARIANTE À EN 211 ENTRE QUINTÃ E MESQUINHATA
5/05/2025
SUB-17 DA ACR SANTA CRUZ DO DOURO A UM PONTO DE VENCER A SÉRIE A DA TAÇA PROMOÇÃO DE FUTSAL
5/05/2025
BAIONENSE BRUNO SANTOS EM DESTAQUE NA TAÇA AF BEJA
4/05/2025
PUB