Em
O Comércio de Baião

2025/01/03

FRANCISCA, DUARTE E MATILDE AJUDAM A MANTER VIVA A TRADIÇÃO DO CANTAR DAS JANEIRAS

Cultura Destaque

Ontem à noite, dia 2 de janeiro, por volta das 19h, fomos visitados na nossa redação por uma família que andava pela vila de Baião a cantar as janeiras.

Intrigados pela idade tão jovem dos tocadores, no fim da atuação, estivemos um bocadinho a conversar com Olga Moreira, mãe de dois deles, e ficamos a conhecer um pouco mais sobre o gosto desta família pela música.

“A Francisca, a menina mais velha, desde pequena que gosta de cantar e costuma ir com o grupo dos ‘Alegrinhos’ cantar as janeiras. No ano passado, aprendeu a tocar concertina e decidiu, em conjunto com o avô, que hoje não nos conseguiu acompanhar, criar o ‘Grupo Três Gerações’, contou.

Janeiro vem sempre acompanhado pelo cantar das janeiras, uma das tradições mais populares do nosso concelho, e o objetivo da Francisca é manter viva esta herança.

“Neste início do ano, a Francisca esta a manter a tradição e a cantar as janeiras simplesmente por gosto e eu, juntamente com o Paulo, o Duarte e a Matilde, dois meninos que também gostam muito de música e das janeiras, viemos acompanhá-la”, concluiu.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
GNR REFORÇA FROTA COM 113 NOVAS VIATURAS PARA PATRULHAMENTO E OPERAÇÕES
4/07/2025
OFICIAL: AD BAIÃO SOBE À DIVISÃO DE ELITE DA AF PORTO
4/07/2025
SC MESÃO FRIO REFORÇA MEIO-CAMPO NA AD BAIÃO
4/07/2025
ESCOLA DE SANTA LEOCÁDIA VAI GANHAR NOVA VIDA COMO ESPAÇO CULTURAL E SOCIAL
4/07/2025
IGREJA DE SANTA MARINHA DO ZÊZERE ASSINALA 1.º ANIVERSÁRIO DO RESTAURO DO ÓRGÃO HISTÓRICO COM UM CONCERTO NO DIA 12 DE JULHO
4/07/2025
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS MARCADAS PARA 12 DE OUTUBRO
4/07/2025
A.D. ANCEDE CAMPEÃ, MAS IMPEDIDA DE SUBIR: DIREÇÃO ASSUME FALHA ADMINISTRATIVA E REFORÇA COMPROMISSO COM O FUTURO
4/07/2025
CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO PROMOVE TARDES DE PADDLE NO CAIS DA ERMIDA
4/07/2025