Em
O Comércio de Baião

2025/01/03

FRANCISCA, DUARTE E MATILDE AJUDAM A MANTER VIVA A TRADIÇÃO DO CANTAR DAS JANEIRAS

Cultura Destaque

Ontem à noite, dia 2 de janeiro, por volta das 19h, fomos visitados na nossa redação por uma família que andava pela vila de Baião a cantar as janeiras.

Intrigados pela idade tão jovem dos tocadores, no fim da atuação, estivemos um bocadinho a conversar com Olga Moreira, mãe de dois deles, e ficamos a conhecer um pouco mais sobre o gosto desta família pela música.

“A Francisca, a menina mais velha, desde pequena que gosta de cantar e costuma ir com o grupo dos ‘Alegrinhos’ cantar as janeiras. No ano passado, aprendeu a tocar concertina e decidiu, em conjunto com o avô, que hoje não nos conseguiu acompanhar, criar o ‘Grupo Três Gerações’, contou.

Janeiro vem sempre acompanhado pelo cantar das janeiras, uma das tradições mais populares do nosso concelho, e o objetivo da Francisca é manter viva esta herança.

“Neste início do ano, a Francisca esta a manter a tradição e a cantar as janeiras simplesmente por gosto e eu, juntamente com o Paulo, o Duarte e a Matilde, dois meninos que também gostam muito de música e das janeiras, viemos acompanhá-la”, concluiu.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Ano Jubilar de São Francisco de Assis arranca com tertúlia em Baião no dia 27 de março
18/03/2026
Baionense José Luís Carneiro apresentou livro 'Vencer os Tempos' em Lisboa com debate plural
17/03/2026
Executivo de Baião visita Centro de Recolha Oficial de Animais que serve Baião e Resende
16/03/2026
Associação dos Amigos do Rio Ovelha organiza caminhada no Trilho da Levada de Víbora e Moinhos de Rei
16/03/2026
A.D. Baião sagra-se campeã da Série 1 da Divisão de Elite (I Fase)
15/03/2026
EKA Baião conquista um primeiro lugar e dois terceiros no XI Karaté Total 2026
15/03/2026
José Luís Carneiro reeleito secretário-geral do Partido Socialista com 96,9% dos votos
14/03/2026
EKA Baião vai participar com 15 atletas no XI Karaté Total 2026 no Porto
13/03/2026