A atleta baionense Goreti Correia revalidou o título de campeã nacional feminina de Trail Ultra Endurance XL, uma das provas mais desafiantes do calendário de Trail Running em Portugal, sendo disputada em terrenos de grande dificuldade técnica e desgaste físico, sagrando-se tricampeã na exigente prova TAUT – Terras do Ancião Ultra Trail.
Além do tricampeonato, conquistou também o primeiro lugar na competição por equipas femininas e no escalão F45.
Nesta edição, Goreti Correia superou os 180 km de percurso e os 6722 metros de desnível positivo em 30 horas e 40 minutos, um feito notável que comprova a sua resistência e capacidade mental.
A prova, realizada nos dias 7 e 8 de março de 2025, partiu de Ansião (no distrito de Leiria) e atravessou diversas localidades dos concelhos vizinhos.
Os atletas enfrentaram desafios como a Serra de Sicó, a passagem pelas Fragas de São Simão e a temida "Subida do Anjo", um dos momentos mais duros do percurso.
O feito de Goreti Correia foi enaltecido por atletas e adeptos da modalidade, destacando a sua impressionante regularidade e determinação.
Segundo a atleta, “foi uma prova dura, com condições atmosféricas adversas, com alguns atletas a sofrerem de hipotermia. Dos 68 que iniciaram, só terminaram 31. O percurso era muito técnico com partes de escalada e descidas íngremes e escorregadias. Fiquei no 11.º lugar da geral e em 1.ª da geral feminina, tendo batido o recorde feminino em mais de 6 horas”.
O Vice-Presidente e vereador responsável pelo pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, felicitou a atleta pelo feito, destacando que "alcançar o tricampeonato numa prova tão exigente é um testemunho de dedicação, resiliência e espírito de superação e um exemplo inspirador, provando que com trabalho e determinação não há limites para o que podemos alcançar".
O autarca aproveitou ainda para reforçar a importância da prática desportiva, "independentemente da idade ou modalidade escolhida, o desporto deve fazer parte do nosso dia a dia, pois contribui para a saúde física, mental e emocional".