Em
O Comércio de Baião

2025/01/13

INICIA AMANHÃ A CAMPANHA “AO VOLANTE, O TELEMÓVEL PODE ESPERAR”

Destaque

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam amanhã, dia 14 de janeiro, a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025.

A decorrer entre os dias 14 e 20 de janeiro, esta campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.

A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante três segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros. A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente e provoca um aumento no tempo de reação a situações imprevistas superior ao efeito de uma taxa de álcool no sangue de 0,8 g/l.

Esta é a primeira das 11 campanhas de sensibilização e de fiscalização planeadas para este ano no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais dez campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e de fiscalização.

As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos. O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas Velocidade, Álcool, Acessórios de segurança, Telemóvel e veículos de duas rodas a motor.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AD Ancede leva a melhor no primeiro dérbi baionense da época
10/11/2025
Novos Corpos Sociais tomam posse na Banda Marcial de Ancede para o mandato 2025-2027
8/11/2025
MESÃO FRIO: DIGITALIZADO O FORAL MANUELINO
8/11/2025
Mesão Frio celebra o Natal com Festa Sénior no dia 18 de dezembro
8/11/2025
António Cabral Campelo — Um piloto amador que viveu intensamente a paixão pelos ralis nos anos 80
7/11/2025
Novo Executivo Municipal de Baião realizou a primeira reunião do mandato 2025-2029
7/11/2025
UTAD vê aprovada a abertura do Mestrado Integrado em Medicina
7/11/2025
Agrupamento de Escolas de Eiriz assinalou “Outubro Rosa” com ações de sensibilização
7/11/2025
PUB