2025/07/10
Em nota de imprensa, a Fundação Eça de Queiroz e a Fundação Millennium bcp acabam de sivulgar os cinco finalistas do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz / Fundação Millennium bcp.
Este prémio visa distinguir uma obra ficcional (romance ou novela) escrita em língua portuguesa e publicada em Portugal nos anos de 2023 e 2024 por autor nacional com idade não superior a 40 anos à data da publicação (excluindo anteriores contemplados).
Os cinco finalistas e obras são as seguintes:
Amor Estragado, de Ana Bárbara Pedrosa
Aqui Onde Canto e Ardo, de Francisco Mota Saraiva
Campo Pequeno, de João Pedro Vala
Faina, de Marta Pais Oliveira
Teoria das Catástrofes Elementares, de Rita Canas Mendes
O prémio, no valor de 10.000€, pretende promover e incentivar a produção de obras literárias em língua portuguesa, bem como homenagear Eça de Queiroz, um dos maiores vultos nacionais e internacionais da literatura e cultura portuguesas. O vencedor será anunciado no início de setembro.
Na edição deste ano, foram recebidas 22 candidaturas, registando-se um acréscimo de 11 relativamente à última edição, que decorreu em 2023 (relativa aos anos de 2021 e 2022).
Do júri fazem parte Ana Luísa Vilela, Bruno Vieira Amaral, Carlos Reis, Isabel Lucas, Luísa Mellid-Franco, e da Comissão de Seleção Ana Lorena Ramalho, Carlos Bobone e Helena Costa Carvalho.
Sobre a Fundação Millennium bcp - A Fundação Millennium bcp tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo a defesa de valores culturais e sociais e assumindo um compromisso sólido com princípios de sustentabilidade. Com este propósito, a Fundação procura apoiar iniciativas que não só reforcem a identidade cultural e social das comunidades, mas também fomentem o acesso alargado ao conhecimento e incentivem a inclusão e a coesão social.
No âmbito da Cultura, a Fundação dedica-se à valorização do património histórico e artístico, promovendo a sua recuperação, conservação e divulgação, de forma a garantir que este legado seja preservado para gerações presentes e futuras. Além disso, apoia projetos que enriquecem a oferta cultural, incentivando a criatividade, a inovação e a diversidade no panorama artístico nacional.
Na área da Solidariedade Social, a Fundação Millennium bcp investe na capacitação e no fortalecimento de instituições que atuam em prol das comunidades mais vulneráveis, promovendo a sua autonomia e o seu desenvolvimento sustentável. Paralelamente, reconhece a importância do conhecimento e da investigação científica como motores de progresso e inovação, apoiando iniciativas que estimulem a produção e a difusão do saber em diferentes áreas do conhecimento.
Através destas ações, a Fundação Millennium bcp reafirma o seu compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada, culturalmente rica e socialmente responsável.
Sobre a Fundação Eça de Queiroz - Fonte de inspiração para o romance A Cidade e as Serras, a Casa de Tormes, hoje sede da Fundação Eça de Queiroz, possui uma forte componente museológica, preservando o espólio do escritor e mantendo vivo o cenário que Eça conheceu e deu a conhecer através desta sua última obra. A atividade da Fundação Eça de Queiroz centra-se nas componentes Cultural, Educativa, Agrícola e Turística, constituindo-se como uma entidade dinamizadora da freguesia de Santa Cruz do Douro e do Concelho de Baião.
Tormes é um lugar mítico, designação literária que Eça de Queiroz deu a esta casa e quinta (herdadas com o nome de Quinta de Vila Nova) e pelas quais se apaixonou.