Em
O Comércio de Baião

2025/04/25

JOVEM MÚSICO DE ANCEDE DE APENAS 15 ANOS APRESENTA PRIMEIRA COMPOSIÇÃO EM ALFENA E PREPARA NOVA ATUAÇÃO NA IGREJA DOS CLÉRIGOS NO PORTO

Destaque

Rodrigo Filipe de Castro Barbosa, é um jovem músico de apenas15 anos de idade, natural e residente em Canastrês, Ancede, Baião.

Este jovem acaba de estrear a sua primeira composição, uma obra original para banda filarmónica, intitulada “Luz de Esperança”, que alcançou bastante sucesso.

A peça foi apresentada no passado dia 13 de abril, num concerto da Banda Musical de São Vicente de Alfena, realizado na Igreja Matriz de Valongo, sob a direção do maestro Hélder Magalhães.

Refira-se que a mesma obra será nova mente interpretada no próximo domingo, dia 27 de abril, na Igreja dos Clérigos, no Porto, às 16h00.

Rodrigo Barbosa, revelou ao nosso jornal que “Esta composição é dedicada ao meu irmão, André Barbosa, também ele músico e ex-presidente da Banda Marcial de Ancede, que teve um papel importante no meu percurso musical. Pretendo desta forma agradecer-lhe pelo apoio e inspiração que dele recebi ao longo dos anos”, sublinhou o jovem compositor.

Confessou-nos também, que “O gosto pela música surgiu cedo, na minha vida, através da Banda Marcial de Ancede, onde comecei a aprender trom pete, com o meu irmão como primeiro professor. Essa experiência inicial despertou não só o interesse pela interpretação, mas também uma curiosidade crescente pela criação musical”, destacou.

Depois dos primeiros anos de formação, Rodrigo, prosseguiu os estudos na Academia d’Artes de Cinfães, completando o curso básico com o professor Bruno Rocha. Atualmente, frequenta o curso secundário de música na Artâmega, onde continua a aprofundar os seus conhecimentos de instrumento, prática de conjunto e inicia-se na composição com o apoio dos professores Hélder Magalhães e João Ferreira.

Disse ainda que “A apresentação de «Luz de Esperança», primeiro em Alfena e dia 27 no Porto, representa para mim, uma experiência de aprendizagem e crescimento, num ambiente onde o apoio dos professores, colegas e instituições tem sido essencial”.

A oportunidade de partilhar esta obra num espaço como a Igreja dos Clérigos, na cidade do Porto é vista pelo jovem “como um incentivo para continuar a aprender e explorar o mundo da com posição, sempre com humildade e vontade de evoluir”, concluiu Rodrigo Barbosa, a quem o jornal “O Comércio de Baião”, dá os parabéns e deseja a este simpático e promissor jovem compositor, a conquista dos maiores sucessos

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Intempéries provocam constrangimentos em todo o concelho de Mesão Frio
28/01/2026
Baião marcou presença na FITUR 2026 em Madrid
28/01/2026
Acesso à Zona Fluvial da Rede em Mesão Frio interdito devido à subida do Rio Douro
27/01/2026
Biblioteca Municipal de Mesão Frio integra Rede Nacional de Bibliotecas Públicas
27/01/2026
Calçada do Rosso em Santa Marinha do Zêzere com Circulação Interrompida
27/01/2026
Biblioteca Municipal António Mota recebe exposição “Árvore à Beira da Estrada”
27/01/2026
Agravamento das Condições Meteorológicas em Baião
27/01/2026
Plataforma de Turismo de Natureza da AMDT promovida na FITUR
27/01/2026
PUB