Em
O Comércio de Baião

2024/03/25

MARCO: PERDAS DE ÁGUA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO ABAIXO DA MÉDIA NACIONAL

Atualidade Destaque Última Hora

As perdas de água no sistema de abastecimento público do concelho do Marco de Canaveses em 2023 fixaram-se em 15%, muito abaixo da média nacional de 27,1%, avançou hoje fonte da autarquia.

De acordo com um comunicado enviado à nossa redação, “em apenas quatro anos (de 2019 a 2023) as perdas desceram 20 pontos percentuais, dos 35% para 15%”.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, refere “que estão extremamente satisfeitos com estes resultados, que os colocam entre os melhores concelhos do país na gestão da água”.

“Esta conquista reflete o nosso compromisso com a gestão sustentável dos recursos e também aquilo que foi o virar de página que nos permitiu, desde 2018, ter uma boa colaboração entre o Município e a empresa concessionária do serviço. Uma estratégia que tem trazido enormes benefícios para a população e também, como se comprova, para o meio ambiente”, acrescentou.               

A redução acentuada das perdas de água no concelho foi possível graças a um conjunto de medidas estratégicas implementadas pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a empresa Águas do Marco, desde logo a modernização e renovação das redes de abastecimento, a qualidade das reparações, a prontidão de resposta, a deteção acústica de fugas não visíveis, a gestão adequada de pressões e ar na rede, o balanço hídrico, a monitorização em tempo real, o controlo metrológico e o combate a usos ilícitos.

Ao longo dos últimos anos, o município tem ainda feito um “grande esforço” financeiro (cerca de 15milhões de euros) para renovar as infraestruturas e para expandir as redes de abastecimento de água e águas residuais a casas que ainda não tinham acesso aos serviços públicos, o que contribuiu para o aumento das taxas de cobertura, desde 2017, de abastecimento de água de 44% para 58% e de saneamento de 40% para 54%.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Antigo estudante baionense da Universidade Aberta distinguido com Prémio INA
24/12/2025
Município de Baião atribui 40 bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior em 2025
23/12/2025
Alteração de última hora: Réveillon / Passagem de ano do Pavilhão Desportivo da E.B. 2,3 de Eiriz passa para o Centro Cívico do Gove
23/12/2025
Amarante: Detidos dois homens por furto e recetação de material furtado
23/12/2025
Parada de Natal invade amanhã a Rua de Camões na Vila de Baião
22/12/2025
Bispo de Vila Real visita Mesão Frio e administra Crisma na Igreja de Santa Cristina
22/12/2025
Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026” – Dados Provisórios
21/12/2025
Eka Baião recebe Instrutor internacional Justo Dieguez para Estágio Nacional de Defesa Pessoal
21/12/2025
PUB