Em
O Comércio de Baião

2024/10/09

MAU TEMPO IMPEDIU SAÍDA DA PROCISSÃO NAS FESTAS EM HONRA DE SANTA MARIA DE FRENDE

Destaque

As festas em honra de Santa Maria de Frende, realizaram-se de 04 a 07 de outubro, com muita animação, apesar do mau tempo que se fez sentir no domingo dia 6, não permitir a saída da procissão da padroeira daquela freguesia.

De resto o programa, com exceção de domingo, foi cumprido, conforme anunciamos oportunamente. A festa teve início, no dia 4, sendo de destacar a boa prestação da banda “Novo Show”.

No dia 5, sábado a animação continuou com o grupo de Bombos de Valadares, insufláveis e touro mecânico, os grupos folclóricos, “As Cesteiras de Frende” e as “Ceifeiras de Valadares”, Cantares ao desafio Carlos Ribeiro & Maria Celeste, o grupo “Arkadia”, uma excelente sessão, durante meia hora, de fogo-de-artifício e a finalizar a noite a atuação do artista “Toy”.

No domingo, dia 6, como foi dito devido às condições atmosféricas adversas, decorreu de manhã a celebração da missa em honra de Santa Maria de Frende e de tarde a atuação da fanfarra de Paços de Gaiolo no Centro Cívico.

As festividades terminaram, na segunda feira 7, com a celebração do Dia da Padroeira, havendo a celebração de uma missa e a habitual procissão de velas.

Este ano a Comissão de festas tinha como surpresa 16 andores para saírem na procissão, em vez de ir só o da padroeira como era a tradição, só que, como se tratou de uma segunda-feira, para muita gente dia de trabalho, não tiveram pessoas suficientes para os levar a todos, sendo apenas incorporados 9 dos 16.

Falamos com o presidente da Comissão de Festas, Hugo Flávio, que nos disse “Durante os últimos dois anos, dediquei-me de alma e coração à organização das festas em honra de Santa Maria, na minha querida aldeia de Frende, localizada na encosta do majestoso Rio Douro, onde cresci e onde aprendi muito com a nossa comunidade frendense. No ano passado, fomos muito bem acolhidos, e as celebrações foram muito elogiadas. Este ano, por ser o meu último à frente desta organização, tinha preparado algo ainda mais especial, na esperança de surpreender a todos. No entanto, como não podemos controlar as forças da natureza, o mau tempo acabou por impedir que a nossa procissão saísse da igreja no dia 6, um momento muito aguardado por todos. No meio da despedida, não consegui conter as lágrimas, mas fui envolvido pelo carinho dos frendenses, que me abraçaram e confortaram, partilhando este momento comigo”.

“Por fim, gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar a minha profunda gratidão a todos, pelo apoio e afeto que me deram ao longo destes dois anos, inclusive aos patrocinadores, à Junta de Freguesia de Frende, e à Câmara Municipal de Baião, pelo apoio fundamental para que estas festividades fossem possíveis. Viva Frende! Viva Baião!” concluiu Hugo Flávio.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
GNR lança operação “Dionísio” para travar entrada ilegal de vinho em Portugal
16/09/2025
Universidade Sénior de Baião abre inscrições para o novo ano letivo
16/09/2025
Associação EKA Baião iniciou nova época com treino em Santa Marinha do Zêzere
16/09/2025
Biblioteca Municipal de Mesão Frio inaugura 4.ª Exposição do Atelier Municipal de Artes
16/09/2025
Mosteiro de Ancede abriu portas para visita noturna
15/09/2025
Centro de Saúde de Baião aberto no dia das eleições para emissão de atestados médicos
15/09/2025
ADCR Gestaçô deixa boas indicações na estreia oficial nas competições da AF Porto
15/09/2025
AD Ancede inicia defesa do título da 1ª Divisão da AF Porto com vitória fora de portas
15/09/2025
PUB