2024/04/15
As comemorações dos cinquenta anos do 25 de Abril de 1974, vão merecer atenção especial por parte da Autarquia Mesãofriense.
Está preparado um programa com sugestões culturais variadas e uma Cerimónia Oficial para assinalar a data que mudou a face do País de forma radical.
Tudo começa no dia 24 de abril. O Município de Mesão Frio dará início ao programa dos 50 anos da Revolução dos Cravos com um concerto comemorativo protagonizado por um artista portuense que se apresenta munido de voz e violão.
Na véspera do feriado, «Óscar Ribeiro canta temas de Abril» revisitará algumas das canções mais ligadas ao período pré e pós-revolução, pelas 21h30, no Auditório Municipal. Um concerto popular cheio de temas conhecidos que todos poderão cantar em coro com o músico convidado.
No dia 25, feriado nacional, a Câmara Municipal de Mesão Frio organiza as Comemorações Oficiais. Pelas 9h30, será hasteada a bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se uma romagem popular ao monumento de homenagem aos ex-combatentes na Guerra Colonial.
O ponto alto do dia 25 de Abril terá lugar no Auditório Municipal de Mesão Frio. A Sessão Solene contará com as intervenções do presidente da Câmara Municipal, do presidente da Assembleia Municipal e dos representantes das forças políticas eleitas à mesma Assembleia.
A parte cultural da sessão vai incluir uma Palestra proferida pelo professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, António Barros Cardoso, e momentos musicais protagonizados por Tozé Freitas.
A programação cultural prossegue no dia 26 de abril com sessões de teatro dirigidas ao público infantil e juvenil. Às 9h30, na Biblioteca Municipal, será levada a palco a peça «Era uma vez um país a preto e branco: estórias de Abril», e às 15h30, desta vez no Auditório Municipal, será apresentada a peça «Memórias de Abril».
Na véspera do feriado do primeiro dia de maio, regressa a música para continuar a celebrar a Revolução. O grupo musical Almasupra traz um concerto encenado onde se procura recriar o ambiente dos anos 70 com as suas vivências particulares. «Recordar Abril» será apresentado no Auditório Municipal, pelas 21h30.
Para encerrar o programa comemorativo do 25 de Abril, em Mesão Frio, terá lugar no serão de 3 de maio uma edição especial das «Tertúlias na Biblioteca». Miguel Carvalho, premiado jornalista português, trará à Biblioteca Municipal uma conversa que se quer participada sobre o seu aclamado livro «Amália: Ditadura e Revolução». Um livro de investigação jornalística sobre muitas facetas desconhecidas e surpreendentes da mais aclamada figura artística do Fado, Amália Rodrigues.
À conversa virão certamente outros livros e investigações do ex-jornalista da revista Visão e do periódico Diário de Notícias, como por exemplo, a obra sobre as redes bombistas de extrema-direita intitulada «Quando Portugal Ardeu».
A Autarquia apela às pessoas “para que se junte a nós e faça-se acompanhar em todas estas iniciativas por colaboradores, familiares e amigos, na evocação da Revolução dos Cravos e na celebração do 25 de Abril de 1974!. Contamos consigo!”.