2023/06/29
Atualidade Destaque Última Hora
O ministro da Economia e do Mar reiterou a importância desta valência no seio da CIM do Tâmega e Sousa. “Não conseguimos construir um país desenvolvido e avançado sem as nossas empresas, sem projetos empresariais sólidos e sem termos políticas públicas que sejam capazes de impulsionar esses projetos e dar todas as condições aos empresários e às empresas para levarem os projetos avante. Penso que é um símbolo muito importante termos inaugurado este novo espaço para as empresas dentro da Comunidade Intermunicipal, pois queremos que os nossos organismos estejam o mais próximo possível do território. […] Temos de promover a existência deste balcão único, deste espaço das empresas, e desenvolver todos os canais de comunicação, não só os presenciais e os digitais, mas, sobretudo, fazer aquilo que, às vezes, não fazemos muito bem, que é a questão do follow-up”.
Pretende-se, assim, com o Espaço Empresa do Douro, Tâmega e Sousa minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com mais de 40 entidades nacionais, como o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, a ANI – Agência Nacional de Inovação, a DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas, a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o IRN – Instituto dos Registos e do Notariado e o IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, entre outras, reunindo num só espaço um conjunto alargado de informação que permita responder, em tempo útil e ajustado, através de atendimento presencial, telefónico e online, às necessidades das empresas e dos empresários.
O ministro da Economia e do Mar aproveitou, ainda, a ocasião para conhecer o tecido empresarial deste território, conhecido pela sua dinâmica empreendedora e exportadora, tendo visitado quatro empresas dos setores estratégicos da região, nomeadamente do calçado, do têxtil e vestuário, do mobiliário e da metalomecânica.
A instalação do Espaço Empresa do Douro, Tâmega e Sousa surge na sequência de um protocolo firmado entre a CIM do Tâmega e Sousa, o IAPMEI, a AMA e a AICEP.