2025/07/10
Está concluída a instalação de um novo ponto de água no Monte de Tuaraz, na freguesia do Gôve, junto ao limite com a freguesia do Grilo. A infraestrutura tem como objetivo reforçar a capacidade de abastecimento dos meios aéreos e terrestres no combate a incêndios rurais no concelho de Baião.
Este investimento representa um custo de 35 mil euros e foi implementado numa área com cerca de 24 mil metros quadrados, recentemente adquirida pelo Município. A construção foi realizada segundo as normas do Despacho n.º 5711/2014, de 30 de abril, e a estrutura apresenta 8 metros de comprimento por 8 metros de largura e 3 metros de profundidade, totalizando uma capacidade de armazenamento de 192.000 litros de água.
Com esta intervenção, Baião passa a dispor de nove pontos de água estratégicos, previamente definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2021-2030 e no Plano Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa (em fase de aprovação). Os pontos de água atualmente existentes localizam-se em:
Serra da Aboboreira (Senhora da Guia, Ovil)
Santa Cruz do Douro (Queixomil)
Gestaçô (Senhora da Graça)
Campelo (Centro Hípico)
Teixeiró
Valadares (Ermida)
Loivos do Monte
Teixeira (Mafómedes)
Gôve (Monte de Tuaraz – novo)
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou que esta infraestrutura “reforça o compromisso do Município com a defesa da floresta, a prevenção de incêndios e a promoção do desenvolvimento sustentável no território”, acrescentando que reflete ainda “a aposta na segurança da nossa população, colocando as pessoas na linha da frente da nossa ação”.
Os pontos de água integram a rede de apoio operacional ao combate a incêndios e estão situados em locais estratégicos, permitindo uma resposta mais rápida por parte dos meios de combate, tanto terrestres como aéreos, especialmente em zonas de difícil acesso.