Em
O Comércio de Baião

2025/07/10

NOVO PONTO DE ÁGUA NO MONTE DE TUARAZ REFORÇA ESTRUTURAS DE APOIO AO COMBATE A INCÊNDIOS EM BAIÃO

Destaque

Está concluída a instalação de um novo ponto de água no Monte de Tuaraz, na freguesia do Gôve, junto ao limite com a freguesia do Grilo. A infraestrutura tem como objetivo reforçar a capacidade de abastecimento dos meios aéreos e terrestres no combate a incêndios rurais no concelho de Baião.

Este investimento representa um custo de 35 mil euros e foi implementado numa área com cerca de 24 mil metros quadrados, recentemente adquirida pelo Município. A construção foi realizada segundo as normas do Despacho n.º 5711/2014, de 30 de abril, e a estrutura apresenta 8 metros de comprimento por 8 metros de largura e 3 metros de profundidade, totalizando uma capacidade de armazenamento de 192.000 litros de água.

Com esta intervenção, Baião passa a dispor de nove pontos de água estratégicos, previamente definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios 2021-2030 e no Plano Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa (em fase de aprovação). Os pontos de água atualmente existentes localizam-se em:

Serra da Aboboreira (Senhora da Guia, Ovil)

Santa Cruz do Douro (Queixomil)

Gestaçô (Senhora da Graça)

Campelo (Centro Hípico)

Teixeiró

Valadares (Ermida)

Loivos do Monte

Teixeira (Mafómedes)

Gôve (Monte de Tuaraz – novo)

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou que esta infraestrutura “reforça o compromisso do Município com a defesa da floresta, a prevenção de incêndios e a promoção do desenvolvimento sustentável no território”, acrescentando que reflete ainda “a aposta na segurança da nossa população, colocando as pessoas na linha da frente da nossa ação”.

Os pontos de água integram a rede de apoio operacional ao combate a incêndios e estão situados em locais estratégicos, permitindo uma resposta mais rápida por parte dos meios de combate, tanto terrestres como aéreos, especialmente em zonas de difícil acesso.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Projeto Casa da Azenha em Baião vence prémio New European Bauhaus 2026 na categoria Estrelas Ascendentes
16/10/2026
Bruno Cristiano assume comando técnico da AD Baião e estreia-se frente ao Freamunde
16/10/2026
Mosteiro de Ancede recebe nova edição do evento 'Mosteiro Assombrado' a 31 de outubro
16/10/2026
Circulação interrompida na Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua até março de 2027
16/10/2026
Associação Cultural de Concertinas do Lameirão celebra 12.º aniversário com magusto a 31 de outubro
15/10/2026
Partido Socialista de Baião lamenta chumbo da proposta para reforçar as verbas destinadas às Juntas de Freguesia do concelho
14/10/2026
Vítor Pascoal recupera ritmo no Rali Vila Nova de Famalicão para preparar títulos em Fafe
13/10/2026
Agrupamento de Escuteiros 1416 de Ancede celebra transição dos lobitos para exploradores
13/10/2026
PUB