Em
O Comércio de Baião

2024/04/20

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM-BAIÃO 2024

Atualidade Destaque

O Orçamento Participativo Jovem 2024, disponibiliza uma verba de 11 mil euros, para projetos novos e inovadores, sendo promovido pelo Pelouro da Juventude, da Câmara Municipal de Baião.

Tem como objetivo promover e realizar valores constitucionais respeitantes ao envolvimento dos jovens nas dinâmicas de governação local e na definição de prioridades às políticas públicas, de forma informada, responsável e democrática, através da sua intervenção ativa em processos de decisão e nos processos de governação local. Assim, os jovens do concelho podem apresentar, através deste programa, ideias e projetos, que gostavam de ver concretizados em áreas como o ambiente, o desporto, a cultura, a ação social, a educação, a higiene urbana, a sustentabilidade, a proteção civil, entre outras que possam constituir interesse municipal. Os destinatários são todos os jovens que residam em Baião e tenham idade compreendida entre os 16 e os 30 anos.

A apresentação dos projetos pode ser feita individualmente ou em grupo com um máximo de cinco elementos e decorre de 15 de abril a 31 de maio. As normas de participação estão disponíveis em www.cm-baiao.pt. Para mais informações consultar o link https://shre.ink/8E9E

O Vice-Presidente e responsável pelo pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, refere que “o Orçamento Participativo Jovem de Baião é, sem dúvida, uma ferramenta importante para o futuro, pois incentiva os jovens a participarem ativamente, apresentando ideias concretas, nomeadamente as suas visões de futuro e expectativas, que são fundamentais para construir uma comunidade inclusiva e integrada.”

“O OPJ é um desafio à inteligência, criatividade e capacidade dos jovens de pensarem criticamente e de exercer uma cidadania ativa e responsável e é uma oportunidade para iniciarem a sua participação cívica em prol do bem comum, pois todas as propostas serão debatidas de forma aberta e plural, seguindo regras transparentes e democráticas”, acrescentou.

Filipe Fonseca deixa ainda o apelo para que “todos os jovens de Baião se envolvam ativamente no OPJ, pois é uma forma distinta de democracia participativa e uma plataforma para iniciar sua cidadania ativa e realizar projetos importantes para o concelho.”

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
JUVE – Encontros de Cinema e Literatura Infantojuvenil regressa a Baião
2/10/2025
Auditório Municipal de Baião exibe a comédia francesa “Umas Férias à Força”
2/10/2025
EB 2,3 de Eiriz celebrou o Dia Mundial da Música com concertos e exposições
2/10/2025
GNR apresenta livro “25 Anos de Polícia Ambiental em Portugal”
1/10/2025
AD Ancede apresentou oficialmente as suas equipas de formação aos adeptos
1/10/2025
CLDS 5G promove literacia digital para população sénior
1/10/2025
Baião assinala Dia Nacional da Água com visita pedagógica ao Rio Ovil
1/10/2025
XXII autoClássico do Porto 2025 realiza-se de 3 a 5 de outubro na Exponor em Matosinhos
1/10/2025
PUB