Em
O Comércio de Baião

2024/09/19

PAULO PEREIRA REUNIU COM AS JUNTAS DE FREGUESIA E PROTEÇÃO CIVIL NO ÂMBITO DA RESPOSTA AOS INCÊNDIOS

Destaque

No âmbito do processo de resposta aos prejuízos causados pelos incêndios, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, reuniu esta manhã com autarcas das freguesias e responsáveis da proteção civil municipal.

Realizou-se ainda uma reunião com responsáveis de diversos setores da autarquia, em que o vice-presidente, Filipe Fonseca, participou também nos encontros.

Paulo Pereira e outros presidentes de Câmara da Região Norte, a 18 de setembro, participaram numa reunião, em Penafiel, com o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que serviu para articular a resposta pública aos estragos ocorridos.

LEVANTAMENTO DE ESTRAGOS

Segundo fonte da autarquia, os munícipes baionenses, empresas e outras entidades que tiveram prejuízos materiais e estragos nos seus bens devem comunicar essa informação às respetivas Juntas de Freguesia, que estão em articulação com a Câmara Municipal de Baião.

Depois desse levantamento, a Câmara Municipal irá fornecer os dados às autoridades públicas para verificação se os estragos podem ou não ser contemplados com apoios.

De acordo com a mesma fonte, os cidadãos podem também contactar com a Câmara Municipal de Baião, através do pelouro dos Assuntos Sociais, para comunicar necessidades mais urgentes, nomeadamente de alojamento, vestuário, alimentação e outro tipo de apoio psicológico ou social. O contacto deve ser feito através do número 964 267 103.

 

APOIOS DO ESTADO

Quanto aos possíveis apoios do Estado, o Conselho de Ministros reuniu-se a 17 de setembro e aprovou uma resolução que indica que serão identificados os prejuízos causados, para eventuais apoios, tais como:

- Apoio às famílias das pessoas que perderam a vida ou sofreram lesões incapacitantes;

- Recuperação das habitações permanentes, próprias ou arrendadas, danificadas ou destruídas pelos incêndios;

- Apoio à reposição da atividade económica, competitividade e capacidades produtivas das empresas afetadas;

- Apoios extraordinários aos agricultores e ao restabelecimento do potencial produtivo agrícola, incluindo máquinas e equipamentos danificados;

- Medidas de reabilitação de povoamentos florestais, reflorestação de áreas afetadas, de recuperação de infraestruturas danificadas;

- Medidas de contenção dos impactos ambientais e de restauro do património natural;

- Reparação e reconstrução de equipamentos municipais danificados;

- Apoios à aquisição de equipamentos de proteção individual, veículos operacionais de socorro, materiais e equipamentos de resposta operacional.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Entrevista a Maria Emília da Rocha Barros presidente da Comissão Administrativa da Cruz Vermelha de Baião
21/10/2026
Caminhada Solidária junta 184 participantes em apoio à prevenção do cancro de mama
21/10/2026
Executivo Municipal de Baião recebeu cumprimentos do novo comandante da GNR
20/10/2026
«O Menino de Baião» vence Melhor Curta-Metragem no Hong Kong Lights International Film Festival
20/10/2026
Associação Desportiva de Baião goleia Freamunde por 4-1 na estreia de Bruno Cristiano
18/10/2026
Baião promove 4.ª Semana Social e da Igualdade de 19 a 24 de outubro
17/10/2026
Projeto Casa da Azenha em Baião vence prémio New European Bauhaus 2026 na categoria Estrelas Ascendentes
16/10/2026
Bruno Cristiano assume comando técnico da AD Baião e estreia-se frente ao Freamunde
16/10/2026
PUB