Em
O Comércio de Baião

2024/09/19

PAULO PEREIRA REUNIU COM AS JUNTAS DE FREGUESIA E PROTEÇÃO CIVIL NO ÂMBITO DA RESPOSTA AOS INCÊNDIOS

Destaque

No âmbito do processo de resposta aos prejuízos causados pelos incêndios, Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, reuniu esta manhã com autarcas das freguesias e responsáveis da proteção civil municipal.

Realizou-se ainda uma reunião com responsáveis de diversos setores da autarquia, em que o vice-presidente, Filipe Fonseca, participou também nos encontros.

Paulo Pereira e outros presidentes de Câmara da Região Norte, a 18 de setembro, participaram numa reunião, em Penafiel, com o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que serviu para articular a resposta pública aos estragos ocorridos.

LEVANTAMENTO DE ESTRAGOS

Segundo fonte da autarquia, os munícipes baionenses, empresas e outras entidades que tiveram prejuízos materiais e estragos nos seus bens devem comunicar essa informação às respetivas Juntas de Freguesia, que estão em articulação com a Câmara Municipal de Baião.

Depois desse levantamento, a Câmara Municipal irá fornecer os dados às autoridades públicas para verificação se os estragos podem ou não ser contemplados com apoios.

De acordo com a mesma fonte, os cidadãos podem também contactar com a Câmara Municipal de Baião, através do pelouro dos Assuntos Sociais, para comunicar necessidades mais urgentes, nomeadamente de alojamento, vestuário, alimentação e outro tipo de apoio psicológico ou social. O contacto deve ser feito através do número 964 267 103.

 

APOIOS DO ESTADO

Quanto aos possíveis apoios do Estado, o Conselho de Ministros reuniu-se a 17 de setembro e aprovou uma resolução que indica que serão identificados os prejuízos causados, para eventuais apoios, tais como:

- Apoio às famílias das pessoas que perderam a vida ou sofreram lesões incapacitantes;

- Recuperação das habitações permanentes, próprias ou arrendadas, danificadas ou destruídas pelos incêndios;

- Apoio à reposição da atividade económica, competitividade e capacidades produtivas das empresas afetadas;

- Apoios extraordinários aos agricultores e ao restabelecimento do potencial produtivo agrícola, incluindo máquinas e equipamentos danificados;

- Medidas de reabilitação de povoamentos florestais, reflorestação de áreas afetadas, de recuperação de infraestruturas danificadas;

- Medidas de contenção dos impactos ambientais e de restauro do património natural;

- Reparação e reconstrução de equipamentos municipais danificados;

- Apoios à aquisição de equipamentos de proteção individual, veículos operacionais de socorro, materiais e equipamentos de resposta operacional.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Piscinas Municipais de Ar Livre de Baião reabrem a 30 de junho com entrada gratuita
28/06/2026
CACI da Santa Casa da Misericórdia de Baião conquista o 1.º lugar no Campeonato ‘Lamego Futsal Cup 2026’
27/06/2026
Jovens de Santa Cruz do Douro - Baião brilham na estreia competitiva em Jiu-Jitsu
27/06/2026
Biblioteca Municipal António Mota organiza Pijama Literário a 11 de julho para crianças e famílias
27/06/2026
Câmara de Baião abre inscrições para Patrulha Baião 2026 no âmbito do Voluntariado Jovem
26/06/2026
13.º Sarau Anual de Dança celebra talento e criatividade no Pavilhão Multiusos de Baião
25/06/2026
Turmas 4A e 4B do Agrupamento de Escolas de Eiriz visitaram plantação de mirtilos em (Baião) Santa Leocádia
25/06/2026
Baião promove a III Semana do Desporto e do Associativismo com atividades para todas as idades
25/06/2026
PUB