Em
O Comércio de Baião

2024/07/04

SAP DO CENTRO DE SAÚDE DE BAIÃO DE PORTA FECHADA

Destaque

Alguns telefonemas caíram na redação do nosso Jornal a contar-nos a situação que se passava no SAP – Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Baião. Chegam lá e a porta está fechada, com um aviso a informar que:

 “Devido a ausências não programadas de profissionais, que foram impossíveis de colmatar, este serviço encontra-se temporariamente encerrado, indicando de seguida as alternativas que os doentes têm. (ver foto)”

Ao que apuramos já há alguns meses que a falta de médico é notória naquele Serviço de Atendimento Permanente. Nunca se sabe quando, ou quais os dias e noites, em que há médico naquele serviço.

No entanto, havia pelo menos uma equipa composta de um enfermeiro, um administrativo e uma assistente operacional, que quando lá aparecia alguém, pelo menos, o(a) técnico(a) de enfermagem fazia uma triagem e lá encaminhava os doentes para o Hospital de Penafiel, através do 112.

A partir das 20h00 de hoje, dia 4, alegadamente, alguém deu ordem para que a porta fosse fechada e realmente foi o que constatamos quando lá nos dirigimos.

Não conseguimos falar com ninguém responsável, uma utente chegou, tocou a campainha colocada na porta, mas ninguém abriu.

Restou-lhe desabafar “mais valia assumirem e fechar isto de uma vez, ao menos não vínhamos aqui perder tempo”, continuando “eu ainda tenho meio próprio para ir a outro lado, mas há aqueles que não têm e isso fica caro. Era melhor tirarem dali da parede a placa a indicar SAP, porque damos com o nariz na porta (…..) isto é uma vergonha”.

Como esta outros utentes se seguiram “vim cá por descargo de consciência, infelizmente isto já me aconteceu algumas vezes, uma delas, estava tão bem, que acabei por ficar internado no hospital de Penafiel. Assim realmente mais vale encerrar de uma vez e não enganam mais ninguém”.

E, foi assim durante o pouco tempo que lá estivemos. Aqui fica o registo para quem de direito tome as devidas providências e decisões que não prejudiquem os Baionenses.

Aconselhamos se estiver doente ligue para o SNS 24 -  808 242425, ou para o 112.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mosteiro de Ancede abriu portas para visita noturna
15/09/2025
Centro de Saúde de Baião aberto no dia das eleições para emissão de atestados médicos
15/09/2025
ADCR Gestaçô deixa boas indicações na estreia oficial nas competições da AF Porto
15/09/2025
AD Ancede inicia defesa do título da 1ª Divisão da AF Porto com vitória fora de portas
15/09/2025
Fim de semana perfeito para a AD Baião: equipa principal soma segunda vitória e equipa “B” estreia-se a ganhar
15/09/2025
SC Mesão Frio dominou, mas não foi além do empate frente ao Mondinense FC (1-1)
15/09/2025
Associação dos Amigos do Rio Ovelha assinala ‘Dia Mundial dos Rios’ com ação de voluntariado no Rio Galinhas
15/09/2025
Curta-metragem “O Menino de Baião” vence dois prémios no Festival Internacional Art&Tur
13/09/2025
PUB