2024/09/17
Desde ontem, dia 16, que três dezenas os colaboradores do Município de Baião, têm estado afetos a missões de apoio logístico, nomeadamente, apoio social e evacuações no âmbito dos incêndios que têm deflagrado no concelho, segundo fonte da Autarquia.
De referir que este número não inclui os mais de 10 colaboradores que são bombeiros e que se encontram nas suas corporações a desempenhar missões de combate a incêndios rurais.
Conforme apuramos, os citados funcionários têm estado no terreno a ajudar as outras autoridades de proteção civil na informação e evacuação de cidadãos de locais de risco, acompanhando-os para zonas de concentração e apoio (zcaps) criadas para receber pessoas que têm de sair de casa.
Apuramos ainda que no dia 16, o Município de Baião instalou 48 pessoas em 3 (zcaps) criadas nas Juntas de Freguesia de Campelo e Ovil, na do Gove e em camaratas da Casa de Chavães.
Os deslocados puderam alimentar-se e descansar com acompanhamento de colaboradores do setor social da autarquia baionense.
Salienta-se por último que as Equipas Municipais têm também procedido ao apoio logístico aos bombeiros, fazendo a compra e entrega de alimentos (sólidos e líquidos) em articulação com as corporações.