Atualidade Destaque Última Hora
Cerca de três dezenas de produtores de Baião e dois restaurantes vão marcar presença na 18.ª edição da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, que decorre nos dias 01, 02 e 03 de março.
Presentes vai estar o presunto, o salpicão, a moira, alheira, linguiça, entre outras iguarias, que refletem saber autênticos e únicos do concelho.
Para os apreciadores da cozinha tradicional, estarão disponíveis pratos como o cozido à portuguesa, o arroz de moira com grelos ou o tradicional pastelão de salpicão, regados com os vinhos verdes da casta avesso da sub-região de Baião.
Na doçaria, para além do famoso biscoito da Teixeira, estarão expostas compotas, licores e chocolates.
A animação é constante com atuações de grupos folclóricos, artistas e bandas locais e regionais de música popular portuguesa.
“Um dos eventos enogastronómicos de referência na região, um verdadeiro desafio à degustação de produtos de qualidade reconhecida e que reflete o carinho e o orgulho dos produtores baionenses que, todos os anos, se empenham para apresentarem o melhor da sua produção”, explicou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.
Já o vereador responsável pelos Assuntos Económicos, José Lima, sublinhou o papel da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, como “incentivador da produção e promotor do vasto património existente, fator de atração de visitantes que, além de se deliciarem com a gastronomia, podem desfrutar da enorme riqueza existente no concelho, em diversos domínios, também eles, pilares de desenvolvimento”.
“Este certame é um dos bons exemplos do que é o nosso território, da nossa identidade”, garantiu o autarca.