Em
O Comércio de Baião

2024/07/30

VÍTOR PASCOAL E INÊS BRAGA VENCERAM PRIMEIRA EDIÇÃO DO RALLY ROTA DA CEREJA EM RESENDE

Destaque

O já campeão de Montanha na categoria GT, Vítor Pascoal, aos comandos do seu Porsche 991.2 GT3 Cup do Baião Rallye Team e estreando como navegadora a jovem Inês Braga, voltou a demonstrar todo o seu talento, rubricando uma exibição de grande nível que o fez triunfar na 1ª Edição do Rally Rota da Cereja de Resende.

A vitória aconteceu depois de quase 50 quilómetros contra o cronómetro em que a dupla do Baião Rallye Team foi de um ritmo inicial muito conservador até uma parte final do rali de “faca nos dentes” e onde assinaram tempos completamente inalcançáveis para os seus adversários.

O começo mais lento, de que resultou apenas o 8º tempo na super especial urbana de abertura e nova marca tímida na 2ª PEC, primeira do decisivo e derradeiro dia de domingo, era reflexo da forma como Vítor Pascoal encarava a participação: “não viemos a Resende com o intuito de andar a fundo, encarando a presença como um apoio a este novo rali e uma oportunidade para fazer quilómetros no carro. Começamos com demasiada cautela e, sem exageros, fomos aumentando o andamento quando percebemos que podíamos lutar pela vitória. Após esses dois primeiros embates, a dupla do baião Rallye Team ficava já a 16,9 segundos da liderança.

Mas, então, tudo mudou, sobretudo na forma como Pascoal decidiu encarar as três classificativas que faltavam para o fecho do rali. Na antepenúltima, foi o segundo mais rápido e fez cair ligeiramente a distância para o líder. Ficava a faltar a dupla passagem pelos 15,6 km de O Penedo. E foi aqui que Vítor Pascoal puxou dos galões e abriu o livro!

Na 1ª passagem venceu o troço, subindo ao 2º lugar da geral, a 10,9 segundos. Na segunda passagem, Vítor Pascoal deu um recital com o Porsche 991.2 GT3 CUP e pulverizou a melhor marca na especial, melhorando 9,2 segundos a sua marca da passagem inicial e conquistando 12,9 segundos ao então líder, vencendo o rali por 2 segundos exatos!...

“Foi uma vitória arrancada a ferros, pois como começamos a prova de forma muito conservadora, tivemos de ir em busca do prejuízo. Intensificamos o ritmo, fomos recuperando e, na derradeira especial, andamos mesmo a fundo. Estou muito feliz, por mim, pela Inês, que fez um excelente trabalho a navegar e pela equipa. Dou os meus parabéns ao Pedro e ao Nicolau que fizeram um excelente rali e nos deram muita luta. Também quero felicitar a organização por um rali exemplar!”.

Agora, assume Vítor Pascoal, é tempo de “descansarmos, após esta intensa e longa primeira parte da época. Somos já campeões na Montanha, vencemos agora um rali e, depois de esquecermos a competição por uns dias, voltaremos para preparar da melhor maneira a reta final da época. Iremos a Boticas e à Serra da Estrela sem pressões e com o objetivo de vencer mais duas rampas!”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Utentes dos CACI da Santa Casa da Misericórdia de Baião visitaram exposição “Mãos com Arte” em Marco de Canaveses
3/12/2025
Baião assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destacando respostas locais de apoio e inclusão
3/12/2025
Diogo Vieira sagra-se Campeão Nacional de Hard Enduro em Marco de Canaveses
3/12/2025
Modelos baionenses José Azeredo e Beatriz Venâncio representaram Portugal na final do Top Model Europe 2025
3/12/2025
CCDR Norte defende mais descentralização e autonomia regional em encontro que abrange municípios como Baião
3/12/2025
Baião em clima de dérbi: Frende, Gestaçô e Ancede animam a 1.ª Divisão da AF Porto
3/12/2025
Alunos do Agrupamento de Vale de Ovil visitam Fundação Eça de Queiroz no âmbito do Plano Anual de Atividades
3/12/2025
Francisco Lopes eleito presidente do Conselho Regional do Norte (CNR) - Ana Raquel Azevedo é a nova Secretária
2/12/2025
PUB