2023/03/27
Atualidade Destaque Última Hora
Seguiu-se uma caminhada até ao interior do carvalhal, onde os alunos ouviram o João Paulo Fidalgo, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que falou sobre a importância das florestas, o papel que desempenham na mitigação das alterações climáticas e como se pode contribuir para a sua preservação.
“Este evento foi uma oportunidade para aprendermos mais sobre o meio ambiente e como podemos cuidar dele. É importante lembrar que cada um de nós tem um papel fundamental na preservação da natureza e juntos podemos fazer a diferença na preservação da nossa fauna, flora e recursos hídricos”, referiu Cristina Coutinho, presidente da AARO.
A atividade decorreu em parceria com a Câmara Municipal de Baião, o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e os Bombeiros Voluntários de Baião.
O Carvalhal da Reixela, na freguesia de Campelo e Ovil, é uma das maiores manchas de carvalho alvarinho de Portugal e da Península Ibérica. É uma área de carvalhal onde pontificam exemplares de carvalho alvarinho e negral.
Naquela área, rica em biodiversidade, podem-se descobrir e observar espécies imponentes de águia de asa redonda e exemplares de azevinho, amieiro, freixo e salgueiro.