Em
O Comércio de Baião

2025/05/22

BAIÃO ACOLHEU FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO “LEITURAS NO DOURO, TÂMEGA E SOUSA”

Destaque

O Município de Baião acolheu, no dia 20 de maio, a fase intermunicipal do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, que reuniu cerca de 120 alunos.

A iniciativa teve lugar no Auditório da sede do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, e contou com a participação de alunos dos concelhos de Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Resende.

As provas orais estimularam a imaginação e criatividade dos alunos, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, desafiando-os a contar ou a reescrever histórias com base em obras literárias previamente selecionadas.

No primeiro ciclo, os alunos trabalharam a obra “O Caracol e os Trevos”, do escritor baionense António Mota, tendo sido desafiados a alterar o final da história ou a reinventar uma personagem. A vencedora foi a aluna Francisca Rodrigues, do concelho de Resende.

O segundo ciclo debruçou-se sobre a obra “Seis Contos”, de Eça de Queiroz. Através da seleção aleatória de um objeto, os participantes foram convidados a criar uma narrativa original. A aluna Mafalda Oliveira, de Lousada, foi a vencedora desta categoria.

Já no terceiro ciclo, os alunos inspiraram-se em “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes. O vencedor foi Gonçalo Canastra, do concelho de Paços de Ferreira.

No ensino secundário, a obra escolhida foi “Fanny Owen”, de Agustina Bessa-Luís, tendo Gonçalo Pacheco, também de Paços de Ferreira, conquistado o primeiro lugar.

O júri desta fase do concurso foi composto pelo escritor baionense António Mota, por Sandra Melo, da Fundação Eça de Queiroz, e por Carina Novo, escritora.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, esteve presente na sessão, acompanhado pela vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota. Na sua intervenção, o autarca deu as boas-vindas a todos os alunos e professores, e destacou a relevância da iniciativa, “a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação e do conhecimento. Iniciativas como esta são fundamentais para cultivar o gosto pelo livro. Todos os alunos que hoje aqui estiveram, independentemente do resultado, são já vencedores, pelo empenho e dedicação demonstrados”, referiu.

O evento contou, ainda, com um momento musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música de Baião, que interpretaram temas em acordeão.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026