Em
O Comércio de Baião

2025/05/22

BAIÃO ACOLHEU FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO “LEITURAS NO DOURO, TÂMEGA E SOUSA”

Destaque

O Município de Baião acolheu, no dia 20 de maio, a fase intermunicipal do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, que reuniu cerca de 120 alunos.

A iniciativa teve lugar no Auditório da sede do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, e contou com a participação de alunos dos concelhos de Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Resende.

As provas orais estimularam a imaginação e criatividade dos alunos, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, desafiando-os a contar ou a reescrever histórias com base em obras literárias previamente selecionadas.

No primeiro ciclo, os alunos trabalharam a obra “O Caracol e os Trevos”, do escritor baionense António Mota, tendo sido desafiados a alterar o final da história ou a reinventar uma personagem. A vencedora foi a aluna Francisca Rodrigues, do concelho de Resende.

O segundo ciclo debruçou-se sobre a obra “Seis Contos”, de Eça de Queiroz. Através da seleção aleatória de um objeto, os participantes foram convidados a criar uma narrativa original. A aluna Mafalda Oliveira, de Lousada, foi a vencedora desta categoria.

Já no terceiro ciclo, os alunos inspiraram-se em “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes. O vencedor foi Gonçalo Canastra, do concelho de Paços de Ferreira.

No ensino secundário, a obra escolhida foi “Fanny Owen”, de Agustina Bessa-Luís, tendo Gonçalo Pacheco, também de Paços de Ferreira, conquistado o primeiro lugar.

O júri desta fase do concurso foi composto pelo escritor baionense António Mota, por Sandra Melo, da Fundação Eça de Queiroz, e por Carina Novo, escritora.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, esteve presente na sessão, acompanhado pela vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota. Na sua intervenção, o autarca deu as boas-vindas a todos os alunos e professores, e destacou a relevância da iniciativa, “a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação e do conhecimento. Iniciativas como esta são fundamentais para cultivar o gosto pelo livro. Todos os alunos que hoje aqui estiveram, independentemente do resultado, são já vencedores, pelo empenho e dedicação demonstrados”, referiu.

O evento contou, ainda, com um momento musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música de Baião, que interpretaram temas em acordeão.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Vialsil volta a assegurar Operações de Segurança no Circuito Internacional de Vila Real
6/07/2026
Incêndio destrói armazém junto à estação ferroviária de Aregos durante a madrugada
6/07/2026
Bombeiros de Baião integram BCIN 01 Tâmega e Sousa em missão no Teatro de Operações de Vouzela
4/07/2026
Incêndio em Fonseca mobiliza bombeiros de Santa Marinha do Zêzere
4/07/2026
Levantamento da Bandeira das Festas de Santa Maria do Gove mantém-se no domingo, 5 de julho
3/07/2026
Tomada de posse da Comissão Administrativa da Delegação Local de Baião da Cruz Vermelha realiza-se a 10 de julho
3/07/2026
Despiste de automóvel ligeiro seguido de capotamento provoca dois feridos leves
3/07/2026
Vítor Pascoal defende liderança no Rally Series em Lousada ao volante do Porsche 991.2 GT3 Cup
3/07/2026
PUB