Em
O Comércio de Baião

2025/05/22

BAIÃO ACOLHEU FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO “LEITURAS NO DOURO, TÂMEGA E SOUSA”

Destaque

O Município de Baião acolheu, no dia 20 de maio, a fase intermunicipal do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”, que reuniu cerca de 120 alunos.

A iniciativa teve lugar no Auditório da sede do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, e contou com a participação de alunos dos concelhos de Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses e Resende.

As provas orais estimularam a imaginação e criatividade dos alunos, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário, desafiando-os a contar ou a reescrever histórias com base em obras literárias previamente selecionadas.

No primeiro ciclo, os alunos trabalharam a obra “O Caracol e os Trevos”, do escritor baionense António Mota, tendo sido desafiados a alterar o final da história ou a reinventar uma personagem. A vencedora foi a aluna Francisca Rodrigues, do concelho de Resende.

O segundo ciclo debruçou-se sobre a obra “Seis Contos”, de Eça de Queiroz. Através da seleção aleatória de um objeto, os participantes foram convidados a criar uma narrativa original. A aluna Mafalda Oliveira, de Lousada, foi a vencedora desta categoria.

Já no terceiro ciclo, os alunos inspiraram-se em “Esteiros”, de Soeiro Pereira Gomes. O vencedor foi Gonçalo Canastra, do concelho de Paços de Ferreira.

No ensino secundário, a obra escolhida foi “Fanny Owen”, de Agustina Bessa-Luís, tendo Gonçalo Pacheco, também de Paços de Ferreira, conquistado o primeiro lugar.

O júri desta fase do concurso foi composto pelo escritor baionense António Mota, por Sandra Melo, da Fundação Eça de Queiroz, e por Carina Novo, escritora.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, esteve presente na sessão, acompanhado pela vereadora da Educação, Anabela Cardoso, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Nuno Mota. Na sua intervenção, o autarca deu as boas-vindas a todos os alunos e professores, e destacou a relevância da iniciativa, “a leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico, da imaginação e do conhecimento. Iniciativas como esta são fundamentais para cultivar o gosto pelo livro. Todos os alunos que hoje aqui estiveram, independentemente do resultado, são já vencedores, pelo empenho e dedicação demonstrados”, referiu.

O evento contou, ainda, com um momento musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música de Baião, que interpretaram temas em acordeão.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Câmara Municipal de Baião e União das Freguesias de Teixeira e Teixeiró adquirem terreno para futura zona de lazer
3/10/2025
Veteranos da AVZ apresentam-se esta noite frente ao Benagouro
3/10/2025
JUVE – Encontros de Cinema e Literatura Infantojuvenil regressa a Baião
2/10/2025
Auditório Municipal de Baião exibe a comédia francesa “Umas Férias à Força”
2/10/2025
EB 2,3 de Eiriz celebrou o Dia Mundial da Música com concertos e exposições
2/10/2025
GNR apresenta livro “25 Anos de Polícia Ambiental em Portugal”
1/10/2025
AD Ancede apresentou oficialmente as suas equipas de formação aos adeptos
1/10/2025
CLDS 5G promove literacia digital para população sénior
1/10/2025
PUB