2023/07/04
Atualidade Destaque Última Hora
O associativismo sustentável, tema abordado por parte da Green Team, equipa responsável pelo processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável, acabou por ser o assunto dominante no período dedicado ao debate. Neste contexto, surgiu a proposta, por parte das associações, após a referência várias ações onde as preocupações ambientais foram evidenciadas, para que possa ser criado um “selo de sustentabilidade” para distinguir essas práticas.
Uma ideia bem acolhida pelos responsáveis do município e que decorreu do apelo lançado para que as coletividades tornassem os seus eventos “sustentáveis”.
Antes do início da sessão, os participantes foram convidados para uma visita à exposição “Eu Sou… Cargaleiro”, que está patente ao público no MACC Baião até ao final de agosto, visitando também outros espaços do Mosteiro. Uma oportunidade para o presidente da Câmara incentivar à fruição do equipamento e à realização de iniciativas neste “centro cultural, onde foi feito um grande investimento, que é uma referência, não só de Baião, mas de toda a região, e que também está ao dispor”, apontou Paulo Pereira.
No final, o vereador do Associativismo, Filipe Fonseca, destacou um encontro “muito positivo” que serviu também para “reforçar a proximidade, a troca de ideias, estreitar laços e promover o convívio entre responsáveis pelas associações concelhias e os decisores políticos, num sinal de respeito, bom entendimento e cooperação, tendo sempre como principal objetivo a melhoria das condições de vida da população”.