Cerca de quatro dezenas de dirigentes e representantes das coletividades do concelho de Baião reuniram-se, no dia 01 de julho, no MACC Baião, para o Encontro Concelhio de Associações.
No evento, o presidente da câmara, Paulo Pereira, destacou o papel que o movimento associativo desempenha na sociedade, como “
promotor de valores e princípios, e na preservação e divulgação da cultura e das tradições”.
“
As associações são escolas de vida, proporcionando aprendizagens e incutindo hábitos e comportamentos que acabarão por se refletir no modo como vivemos em sociedade”, referiu, sublinhando a colaboração que tem vindo a verificar-se entre o município e as coletividades, “sinal do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”.
“Uma colaboração que queremos
manter e reforçar, conscientes de que este relacionamento franco e aberto é muito positivo para todos, para o nosso concelho e, naturalmente para a nossa população”, reforçou o autarca.
Após a intervenção do vereador com o pelouro do Associativismo e vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca, que agradeceu o trabalho das associações em prol do concelho, foi feita uma apresentação das atividades realizada no âmbito do pelouro do associativismo, tendo sido elencadas ações em diversas áreas.
De seguida, foram prestados esclarecimentos e transmitidas informações úteis para o movimento associativo, nomeadamente sobre os orçamentos e relatórios de contas, no âmbito das candidaturas ao apoio municipal.
O associativismo sustentável, tema abordado por parte da Green Team, equipa responsável pelo processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável, acabou por ser o assunto dominante no período dedicado ao debate. Neste contexto, surgiu a proposta, por parte das associações, após a referência várias ações onde as preocupações ambientais foram evidenciadas, para que possa ser criado um “
selo de sustentabilidade” para distinguir essas práticas.
Uma ideia bem acolhida pelos responsáveis do município e que decorreu do apelo lançado para que as coletividades tornassem os seus eventos “sustentáveis”.
Antes do início da sessão, os participantes foram convidados para uma visita à exposição “Eu Sou… Cargaleiro”, que está patente ao público no MACC Baião até ao final de agosto, visitando também outros espaços do Mosteiro. Uma oportunidade para o presidente da Câmara incentivar à fruição do equipamento e à realização de iniciativas neste “
centro cultural, onde foi feito um grande investimento, que é uma referência, não só de Baião, mas de toda a região, e que também está ao dispor”, apontou Paulo Pereira.
No final, o vereador do Associativismo, Filipe Fonseca, destacou um encontro “
muito positivo” que serviu também para “
reforçar a proximidade, a troca de ideias, estreitar laços e promover o convívio entre responsáveis pelas associações concelhias e os decisores políticos, num sinal de respeito, bom entendimento e cooperação, tendo sempre como principal objetivo a melhoria das condições de vida da população”.