Em
O Comércio de Baião

2026/01/07

Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz já têm vencedores para 2025/2026

Destaque

Já são conhecidos os vencedores da 4.ª edição das Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz, um dos mais relevantes programas de apoio à criação literária em Portugal.

O júri, composto por Filipa Melo, Jorge Reis-Sá e José Manuel Cortês, avaliaram 109 candidaturas admitidas a concurso, tendo deliberado por unanimidade atribuir as bolsas da temporada 2025/2026 a Andreia C. Faria, André Osório, Frederico Neves Parreira, Miguel Bonneville, Rodrigo Vieira Dias e Tânia Ganho.

Foram ainda selecionados como suplentes os autores Rafael Gallo, Sandra Inês Cruz, Judite Canha Fernandes e Murillo Guimarães.

As bolsas resultam de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz, constituindo o mais expressivo programa de residências literárias remuneradas para residentes em Portugal.

Cada autor beneficiará de uma residência com a duração de um mês, em Tormes, no concelho de Baião — local intimamente ligado à vida e obra de Eça de Queiroz e que serviu de inspiração ao romance A Cidade e as Serras.

Durante a estadia, os escritores dispõem de condições dedicadas à criação e ao trabalho literário, contam com as despesas pagas, assim como homotários no valor de 1.330 euros e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes , com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.

As residências têm início já em fevereiro, reforçando o compromisso deste programa com o incentivo à produção literária em língua portuguesa e com a valorização do património cultural e literário da região.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Cidadã do Gove celebra 102 anos com homenagem do Município
7/01/2026
Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz já têm vencedores para 2025/2026
7/01/2026
A ADSE não fragiliza o SNS: alivia-o à custa dos seus beneficiários
6/01/2026
Município de Baião associa-se à homenagem a Albino Brito de Matos na Ponte da Ermida
6/01/2026
Alunos de Baião assistiram ao espetáculo “A Pequena Sereia no Gelo” em Matosinhos
6/01/2026
Espaço Cidadão Móvel da AMDT ultrapassa 500 atendimentos no primeiro ano
6/01/2026
Cantar dos Reis juntou associações na Praça Heróis do Ultramar, em Baião
6/01/2026
Incêndio controlado em habitação na freguesia de Teixeira
5/01/2026
PUB