Em
O Comércio de Baião

2025/08/04

Cães abandonados atacam animais na Serra da Aboboreira

Destaque

Os recentes ataques estão a gerar preocupação entre os produtores, que temem pela “segurança da população”, dos visitantes e dos seus próprios animais.

O último dia de julho ficou marcado por um violento ataque a animais de uma quinta, junto ao Centro Hípico e ao Canil Municipal, em Baião. Um grupo de cães vadios invadiu a propriedade e provocou ferimentos graves em vários animais, o que está a gerar uma forte preocupação junto dos produtores e a levantar questões sobre a segurança na região.

“Poucos minutos depois de ter deixado os animais a pastar na nossa propriedade, vi alguns a correr em direção a mim, com um cão de grande porte atrás. Percebi de imediato que se tratava de um ataque. Quando regressei ao local, encontrei mais três ou quatro cães a atacar o rebanho. Já havia animais com ferimentos graves nas patas traseiras” descreve Marcelo Nogueira, colaborador da empresa agrícola Diogo Cão.

Segundo afirmou ao nosso jornal, o colaborador também se sentiu ameaçado. “Eles não atacam só os animais, também atacam as pessoas”, denunciou, acrescentando que esta não foi a primeira vez que o incidente ocorreu, tendo já afetado outros produtores.

  

 

A situação é “especialmente preocupante” tendo em conta o perfil turístico da Serra da Aboboreira, um destino muito procurado durante todo o ano. Para Paulo Portela, sócio-gerente da Diogo Cão, a situação ultrapassa a esfera dos criadores e compromete a segurança e a imagem da região. “É grave e vai obrigar-nos a aumentar os gastos com o reforço das vedações e da vigilância humana. O problema é ainda mais sério porque acontece numa serra com grande movimento de pessoas — ciclistas, caminhantes e turistas. A presença de cães abandonados e potencialmente perigosos é inaceitável. Se algum dia acontecer algo a um visitante, as consequências para Baião e para o concelho poderão ser muito negativas”, alerta.

Face à gravidade da situação, os produtores garantem que vão dar conhecimento à Câmara Municipal de Baião e apelam à implementação urgente de medidas eficazes, incluindo campanhas de captura e programas de recolha e controlo da população canina. O objetivo é prevenir novos incidentes, garantir a segurança de pessoas e animais e preservar a reputação da Serra da Aboboreira como destino turístico de excelência.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026