Em
O Comércio de Baião

2025/08/04

Cães abandonados atacam animais na Serra da Aboboreira

Destaque

Os recentes ataques estão a gerar preocupação entre os produtores, que temem pela “segurança da população”, dos visitantes e dos seus próprios animais.

O último dia de julho ficou marcado por um violento ataque a animais de uma quinta, junto ao Centro Hípico e ao Canil Municipal, em Baião. Um grupo de cães vadios invadiu a propriedade e provocou ferimentos graves em vários animais, o que está a gerar uma forte preocupação junto dos produtores e a levantar questões sobre a segurança na região.

“Poucos minutos depois de ter deixado os animais a pastar na nossa propriedade, vi alguns a correr em direção a mim, com um cão de grande porte atrás. Percebi de imediato que se tratava de um ataque. Quando regressei ao local, encontrei mais três ou quatro cães a atacar o rebanho. Já havia animais com ferimentos graves nas patas traseiras” descreve Marcelo Nogueira, colaborador da empresa agrícola Diogo Cão.

Segundo afirmou ao nosso jornal, o colaborador também se sentiu ameaçado. “Eles não atacam só os animais, também atacam as pessoas”, denunciou, acrescentando que esta não foi a primeira vez que o incidente ocorreu, tendo já afetado outros produtores.

  

 

A situação é “especialmente preocupante” tendo em conta o perfil turístico da Serra da Aboboreira, um destino muito procurado durante todo o ano. Para Paulo Portela, sócio-gerente da Diogo Cão, a situação ultrapassa a esfera dos criadores e compromete a segurança e a imagem da região. “É grave e vai obrigar-nos a aumentar os gastos com o reforço das vedações e da vigilância humana. O problema é ainda mais sério porque acontece numa serra com grande movimento de pessoas — ciclistas, caminhantes e turistas. A presença de cães abandonados e potencialmente perigosos é inaceitável. Se algum dia acontecer algo a um visitante, as consequências para Baião e para o concelho poderão ser muito negativas”, alerta.

Face à gravidade da situação, os produtores garantem que vão dar conhecimento à Câmara Municipal de Baião e apelam à implementação urgente de medidas eficazes, incluindo campanhas de captura e programas de recolha e controlo da população canina. O objetivo é prevenir novos incidentes, garantir a segurança de pessoas e animais e preservar a reputação da Serra da Aboboreira como destino turístico de excelência.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
FC Frende vence candidato à subida de divisão
17/11/2025
AD Baião continua invencível, mas volta a perder pontos no Prenhô
17/11/2025
Rua Padre João Ribeiro, em Loivos do Monte, cortada devido à queda de muro
14/11/2025
Presidente da Câmara de Felgueiras eleito Presidente da CIM do Tâmega e Sousa
14/11/2025
Incêndio em camião gera alerta junto às bombas da Galp em Campelo
14/11/2025
OPINIÃO: O povo da serra que desafia o sistema e mantém a sua própria água
14/11/2025
“PROVA DA BENGALA” REALIZA-SE ESTE DOMINGO EM ANCEDE
13/11/2025
Câmara Municipal de Baião promove Festa de Natal Sénior nos dias 14 e 20 de dezembro
13/11/2025
PUB