2025/08/12
Decorreu hoje, dia 12, na Área de Lazer de Ancede, em Baião, o XIII Encontro Concelhio de Emigrantes Baionenses, uma iniciativa que juntou cerca de quatro centenas de pessoas, com o objetivo de reunir a comunidade emigrante natural do concelho.
O programa começou às 11h00 com uma Missa e Ação de Graças a Nossa Senhora de Fátima, pelo padre Francisco Pedrosa.
No final da eucaristia, o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, dirigiu algumas palavras aos participantes no encontro, agradecendo a presença de todos, salientando que “Os emigrantes portugueses, por todo o lado onde estão, são vistos com bons olhos. E não raras vezes nos falam, por sítios por onde vamos, que como era bom que todos os emigrantes fossem como os portugueses, porque são pessoas que se adaptaram, são pessoas que vestem a camisola, são pessoas que fazem a sua vida, não criam problemas”.
“Em Baião, vocês nunca vão sentir-se estranhos, nós valorizamos muito aquilo que são as nossas populações, as terras que nos recebem bem e hoje, quando se fala tanto em relação à migração e aos cuidados que temos que ter, também cá em Portugal, é verdade, queremos que as pessoas venham para cá por bem, à procura de uma vida melhor, como aconteceu com muitos de vocês”, referiu o autarca.
De seguida houve lugar ao almoço servido pelo restaurante CMR, de Santa Marinha do Zêzere, que contou com cerca de quatro centenas de pessoas.
A animação e convívio durante a tarde foi uma constante com o grupo Musical Duo Stereo, não faltando bailarico e muita alegria, assim como reencontros entre amigos que estão emigrados em países diferentes e que geralmente se encontram anualmente nesta festa.
Para os mais pequenos houve várias atividades de entretenimento.
Além do presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, estiveram também presentes o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, bem como diversos autarcas de freguesia.