2024/09/08
A 8 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Fisioterapia e este ano, a World Physiotherapy destaca a Lombalgia e o importante papel do fisioterapeuta a prevenir, gerir, reduzir e eliminar a dor e sintomas associados.
A lombalgia refere-se a dor na região lombar da coluna vertebral. Essa dor pode variar em intensidade e duração e pode ser associada a lesões musculares, tumores, condições degenerativas, posturas inadequadas, sedentarismo… ou ter causa desconhecida.
As estimativas de pessoas que sofrem de lombalgia são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a dor lombar, é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Estudos sugerem que aproximadamente 60% a 80% da população mundial experimentará lombalgia em algum momento de suas vidas.
A lombalgia atinge pessoas de todas as idades, sobretudo acima dos 45 anos de idade, e após um episódio inicial, 44% a 78% sofrem recidivas de dor.
Essa condição afeta negativamente a saúde dos indivíduos, acarretando custos significativos para os sistemas de saúde e para a economia, devido à incapacidade para o trabalho e recursos terapêuticos aplicados.
O fisioterapeuta desempenha um papel crucial na avaliação, prevenção e tratamento da lombalgia. Sua intervenção inclui:
- Avaliação Inicial detalhada para identificar a causa da dor, o padrão de movimento do paciente e a funcionalidade geral.
-Tratamento Individualizado e adaptado às necessidades específicas do paciente, incluindo diversas técnicas para controle da Dor, terapia manual, agentes físicos e eletrofisiológicos, técnicas de mobilização, etc e dando particular enfoque ao exercício terapêutico.
-Reeducação Postural e ajustes ergonómicos, para evitar a recidiva da dor, tanto em atividades quotidianas, quanto no ambiente de trabalho.
-Educação para a saúde para ajudar o paciente a compreender a sua condição, o que pode contribuir para a adesão ao tratamento e a redução do medo relacionado com a dor.
Assim, o fisioterapeuta envolve o paciente em todo o programa e promove o autocontrolo e gestão da sua dor, incentivando a mobilidade e funcionalidade, encorajando-o para a atividade física … podendo assim prevenir o reaparecimento da lombalgia.
A sua Coluna precisa de movimento! O seu fisioterapeuta vai ajudá-lo a manter-se ativo.
Fisioterapeutas Catarina Assis e Ana Silva (foto da esquerda para a direita)