2025/11/11
A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) inicia um novo ciclo de liderança para o mandato 2025-2029. Em reunião do Conselho Intermunicipal, realizada esta segunda-feira no Museu do Douro, João Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, foi eleito por unanimidade como novo Presidente da CIM Douro.
A presidência será acompanhada por dois vice-presidentes: Mário Artur Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Murça, e Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A eleição contou com a participação de representantes dos 19 municípios que compõem a Comunidade, marcando o início de quatro anos de mandato com foco no desenvolvimento sustentável e na coesão regional.
No seu primeiro discurso como Presidente, João Gonçalves destacou a importância da cooperação entre os municípios como motor de transformação do Douro:
“Nos próximos quatro anos, temos como missão consolidar a cooperação entre os 19 municípios para transformar o Douro num território mais competitivo, inovador e atrativo para viver, investir e visitar. Além do conhecimento e experiência adquiridos, sentimos o apoio de alguns colegas para continuar a contribuir, e, por isso, propus-me para presidente com entusiasmo, para afirmar conjuntamente a comunidade como uma entidade.”
A nova liderança da CIM Douro assenta em três pilares estratégicos:
A CIM Douro, criada em 15 de janeiro de 2009, é uma associação de municípios de fins múltiplos que engloba 19 municípios, 217 freguesias, cerca de 180 mil habitantes e uma área de 4.032 km², abrangendo os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu. Tem como missão fomentar a cooperação regional, promover a coesão territorial, atrair investimento, estimular a inovação tecnológica e internacionalizar produtos e serviços da região.