Em
O Comércio de Baião

2025/07/03

JOSÉ LIMA ABANDONA A VIDA POLÍTICA NO FINAL DESTE MANDATO

Destaque

José Lima, vereador da Câmara Municipal de Baião, responsável há 12 anos, pelos Assuntos Económicos e Internacionalização, Trânsito e Segurança Rodoviária, Património Municipal e Quinta do Mosteiro de Ancede, anunciou recentemente, na cerimónia de inauguração da nova zona industrial de Campelo, na Vila de Baião, que abandonará a vida política no final deste mandato. Ali mesmo na sua intervenção, o presidente da Câmara, Paulo Pereira, teceu rasgados elogios ao vereador José Lima, realçando e agradecendo o trabalho que o mesmo desenvolveu ao longo dos anos. De igual forma, Armando Fonseca, presidente da Assembleia Municipal, exaltou José Lima e a importância que teve na conclusão de diversos projetos e na preparação de outros para o futuro.

Falamos com o autarca, que com a simpatia que o carateriza nos abriu a porta do seu gabinete, onde tivemos uma agradável conversa, em jeito de balanço, que, seguidamente, partilhamos com os nossos leitores, uma pequena síntese, em virtude da indisponibilidade de espaço.

Há cerca de três décadas que José Lima tem tido uma presença notável e essencial na esfera política do concelho de Baião, a sua terra natal.

Atualmente vereador da Câmara Municipal de Baião, concentra os seus esforços no desenvolvimento económico e empresarial, e na valorização do património local.

Iniciou o seu caminho político na Junta de Freguesia do Gove e progrediu até chegar ao seu cargo atual na vereação, sempre com o objetivo principal de estar ao serviço das pessoas.

José Lima deu os primeiros passos na política ainda jovem, aos 18 anos, ao juntar-se à Junta de Freguesia do Gove como Tesoureiro. “foi um tempo muito difícil, havia muito para fazer, mas não havia meios para o fazer”, recorda.

De seguida foi presidente da Junta de Freguesia de Ancede, onde exerceu três mandatos consecutivos e que, devido à dimensão da freguesia lhe proporcionou enriquecer os seus conhecimentos e dedicar-se de ‘alma e coração’, a servir a comunidade de proximidade.

Cedo se apercebeu que a freguesia precisava de ter melhores acessibilidades. Contou-nos que se lembra de um dia, em Lordelo, andava a ver o alargamento de uma estrada e vem um senhor à varanda e exclama lá de cima: -Estou a ver o senhor presidente e digo-lhe, não se canse. O senhor não vai fazer nada! Mas, a minha realidade dizia-me que sim, que era possível, falando com as pessoas, acordando, muitas vezes negociando centímetros para conseguir exatamente o alargamento de uma estrada. Lembro-me que noutro local, negociei 20 centímetros dumas escadas, conseguindo com isso a acessibilidade do peixeiro, do padeiro, e de uma ambulância, para aquele lugar. São estas pequenas e grandes obras que se fazem para servir as pessoas”.

Conforme disse “para mim foi muito enriquecedor. A verdade é que eu não tinha aspirações nenhumas a mais nada que não fosse servir as pessoas, estava disponível para elas. No entanto considero que foi uma experiência desafiadora”, que marcou o início da sua vida pública dedicada a Baião e aos baionenses, salientando “a parte mais rica foi, sem dúvida, as pessoas. Poder ouvir, atender, ajudar, mesmo quando não era possível resolver tudo”, afirma.

Em 2013, José Luís Carneiro e Paulo Pereira, convidaram-no para fazer parte do executivo da Câmara Municipal de Baião, convite que aceitou com agrado, apesar da indecisão inicial, aceitou participar, convencido pelo ideal de uma política feita “com responsabilidade e proximidade”, com foco em “ajudar quem quer andar para a frente”, explica.

À frente dos pelouros dos Assuntos Económicos e Internacionalização, Trânsito e Segurança Rodoviária, Património Municipal e Quinta do Mosteiro de Ancede, José Lima encontrou um território promissor, mas com obstáculos estruturais desafiadores. Desde cedo, uma das suas tarefas principais foi impulsionar e dinamizar áreas empresariais no Município, “em 2013, tínhamos duas áreas empresariais completamente cheias, percebemos rapidamente que precisávamos de crescer”, conta.

O desafio era grande, num Município com muitos entraves fundiários e legais, porém as dificuldades não impediram o progresso e o sucesso.

A nova área empresarial de Campelo, inaugurada recentemente, acolherá oito novas empresas “se houvesse mais lotes, teríamos vendido mais. Fizemos tudo com regras claras e em hasta pública, garantindo a transparência”.

Além disso, como afirmou, encontra-se em desenvolvimento a criação de uma nova área empresarial em Santa Marinha do Zêzere, com 30 mil metros quadrados já adquiridos pela autarquia e com um projeto pronto a iniciar assim que as questões burocráticas estiverem resolvidas. Também a ambição de criar uma zona empresarial em Eiriz continua em pé.

É com satisfação que José Lima, relata ter acompanhado transformações estruturais significativas no concelho, desde a recuperação e valorização de imóveis, como a Quinta do Convento, a Quinta de Fojo que “foi vendida e dentro de dias, irá nascer ali mais uma unidade hoteleira naquele sítio espetacular”. Relembra a compra de, aproximadamente, 25 hectares na Serra da Aboboreira, com a finalidade de reflorestar a área “compramos terrenos que estavam ao abandono para dar-lhes uma nova vida, ou vendemos património que não fazia sentido manter, mas sempre com critério e responsabilidade, para que seja valorizado por quem o adquira”, esclarece.

Um projeto notável é o Centro Cultural da Quinta do Convento, que está atualmente em desenvolvimento. O vereador tem também investido na divulgação do município, dos produtos e dos seus produtores, ao impulsionar eventos como a Feira do Fumeiro, o Festival do Anho Assado e o Agro Douro Verde no Mosteiro de Ancede, que unem tradição, gastronomia e a essência da região. Mesmo durante a pandemia, o concelho de Baião conseguiu destacar-se “ao contrário de muitos territórios, aqui nenhum restaurante fechou, isso também se deve ao trabalho de promoção que fizemos”, conta José Lima “é também por isso que os nossos restaurantes, tanto durante a semana como ao fim de semana, estão ocupados e funcionam muito bem”, completa.

Para dar mais visibilidade à região, o município participa em eventos internacionais como a Reconquista de Vigo, a promoção de produtos em Macau e a criação do Avesso Fest, evento dedicado à casta de vinho local “foi um sucesso absoluto, com produtores orgulhosos e visitantes entusiasmados, queremos continuar a afirmar Baião pela qualidade”, garante.

Segundo José Lima, todos estes eventos têm como objetivo final atrair pessoas até Baião “em 2014, fomos dos primeiros Municípios a criar a Carta Agrícola Municipal, representando um avanço significativo. Esta ferramenta orienta os investimentos no setor agrícola, considerando as características do solo, do clima e as oportunidades de cada região. Graças aos contributos desta carta, já temos hoje em solo do nosso território a plantação de Kiwi baby e goji, explorada com sucesso”, assegurou o autarca.

O vereador destaca a dedicação continua para a aprovação de um novo Plano Diretor Municipal (PDM), ação fundamental para impulsionar o investimento e expandir as infraestruturas “ando a lutar por isso desde 2013, está agora, finalmente, bem definido no novo PDM que há três zonas de expansão empresarial em Campelo, no Gove e em Santa Marinha do Zêzere. Isso dá-nos margem de manobra para o futuro”, adianta.

Após uma dúzia de anos ao serviço da população, José Lima entende a sua jornada com uma mistura de satisfação, orgulho e realismo e com o sentimento de missão cumprida “muita coisa mudou, a política para mim sempre foi ajudar, e se conseguirmos trazer investimentos, fixar empresas, valorizar o nosso território e manter a nossa identidade, então valeu a pena. Estive na política não para fazer nada para mim, estive sim, para servir a comunidade Baionense”.

Baião e os baionenses agradecem e o “Comércio de Baião” deseja os maiores sucessos a este empresário, que passará a gerir os seus negócios a tempo inteiro.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
JOSÉ LIMA ABANDONA A VIDA POLÍTICA NO FINAL DESTE MANDATO
3/07/2025
ÁGUAS DO NORTE CELEBRA 10 ANOS AO SERVIÇO DAS POPULAÇÕES E DO AMBIENTE
2/07/2025
3.ª EDIÇÃO DA REVOLUÇÃO GRISALHA NA VILA DE BAIÃO COM MÚSICA, DANÇA E AMBIENTE RETRO
1/07/2025
MESÃO FRIO EM FESTA COM MÚSICA AO VIVO E CANTO CORAL
30/06/2025
ANABELA CARDOSO AFASTA-SE NO FIM DO MANDATO DO CARGO DE VEREADORA MUNICIPAL
30/06/2025
MESÃO FRIO RECEBEU ONTEM O PRIMEIRO ENCONTRO INTERMUNICIPAL DE DESPORTO SÉNIOR
26/06/2025
II EDIÇÃO DO ACHEGO DOURO FEST É JÁ NO PRÓXIMO SÁBADO NA ZONA DE LAZER DA ERMIDA EM SANTA MARINHA DO ZÊZERE
26/06/2025
ADCR GESTAÇÔ APRESENTA NOVO TREINADOR PARA A ESTREIA NA AF PORTO
24/06/2025