2025/05/03
Kris Meeke-Stuart Loudon, aos comandos do Toyota GR Yaris Rally2, venceram hoje o Rali Terras d’Aboboreira, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis.
Não se livrou, no entanto, de um grande susto na Power Stage que encerrou a prova, quando fez um pião logo no início, ao quilómetro 3,5 da PEC 10,
Dani Sordo e Patricia Sáiz Ruiloba eram mesmo líderes virtuais da prova, mas o piloto espanhol furaria pouco depois a roda traseira esquerda do Hyundai e, Meeke recuperou todo o tempo perdido e ainda colocou mais 18 segundos de diferença na vantagem total que já trazia sobre o espanhol. Terminou assim com uma diferença de 27,6s sobre Sordo.
“É especial vencer pela terceira vez este ano em Portugal. Apanhei um susto no início desta última classificativa, mas consegui recuperar, apesar das difíceis condições, e felizmente tudo terminou bem”, disse um aliviado Kris Meeke.
Já Dani Sordo, acabou por sair conformado: “Foi uma boa batalha com o Kris (Meeke), mas o azar nesta última especial fez-me perder muito tempo”.
Os dois primeiros da geral tiveram percalços, mas, indiferentes a isso, Armindo Araújo e Luís Ramalho disputaram a Power Stage em «maximum attack», não só para tentar conquistar pontos extra, mas também para procurar alcançar o terceiro lugar da geral, como o piloto prometera antes do arranque para a derradeira especial. Alcançou os dois objetivos: garantiu os três pontos da vitória na Power Stage e superou as duplas Roope Korhonen/Anssi Viinikka e Jan Solans/Rodrigo Sanjuan na geral, para assegurar de forma brilhante o terceiro lugar final.
O tirsense ficou ainda com a satisfação de ser o melhor piloto português na prova. “Fizemos um rali muito bom. Estivemos sempre numa luta animada pelo pódio e decidimos arriscar tudo na derradeira classificativa e conseguir garantir esse objetivo”, disse Armindo.
Korhonen teve então de se contentar com o quarto lugar e Solans ainda perderia mais uma posição para Yohan Rossel e Arnaud Dunand no troço, só que a dupla francesa desistiria na ligação final e o espanhol garantiu a quinta posição. As duplas Rúben Rodrigues/Rui Raimundo e Ricardo Teodósio/José Teixeira foram sexta e sétima, respetivamente, logo seguidas por José Pedro Fontes e Inês Ponte, também com uma excelente ponta final que lhes valeu o terceiro lugar na Power Stage. Ernesto Cunha e Valter Cardoso foram nonos e a dupla Eamonn Kelly/Conor Mohan encerrou o top10, também de forma brilhante, com um Ford Fiesta Rally3.
A prova do Clube Automóvel de Amarante foi ainda pontuável para um conjunto alargado de competições. Neste particular, Eamonn Kelly acumulou o 10.º lugar à geral com a vitória no European Rally Trophy Junior; Kerem Kazaz impôs-se no Past Rally3 Trophy Iberia; Danny Carreira ganhou no CPR Junior; Adruzilo Lopes levou de vencida o Campeonato Promo de Ralis; Ricardo Sousa venceu a primeira prova da Peugeot Rally Cup Ibérica e por inerência, também a da Peugeot Rally Cup Portugal; Filipe Madureira foi o mais rápido na Taça de Clássicos; e Paulo Neto no Portugal Masters.
No Campeonato de Portugal 2RM, a emoção esteve ao rubro até final, com constantes trocas na liderança ao longo da prova. Guilherme Meireles e Pedro Alves (Peugeot 208 Rally4) chegaram ao comando no início da última secção, mas Ricardo Sousa e Luís Marques, em carro idêntico, destronaram-nos no troço seguinte, o oitavo (Aboboreira 1).
Meireles desistiria na seguinte e Sousa entrou para a Power Stage, derradeira PEC, na frente, tendo, todavia, a dupla Hélder Miranda/Rui Teixeira, em mais um Peugeot, a apenas um segundo. «Faca na liga» para ambos até ao fim, tanto que Miranda não evitou uma ligeira saída, ficando preso na valeta sem hipóteses de continuar. Ricardo Sousa conseguiu assim vencer, mas não foi fácil, porque perdeu quase meio minuto para Henrique Moniz na derradeira especial, segurando a vitória por apenas 3.3s de vantagem sobre este rival da Peugeot Rally Cup.
Classificação final
1.º, Kris Meeke/Stuart Loudon (Toyota GR Yaris Rally2), 1h21m02.6s
2.º, Dani Sordo/Patricia Sáiz Ruiloba (Hyundai i20 N Rally2), a 27.6s
3.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia RS Rally2), a 1m59.8s
4.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 1m07.6s
5.º, Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2), a 2m45.6s
6.º, Rúben Rodrigues/Rui Raimundo (Toyota GR Yaris Rally2), a 3m20.2s
7.º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Toyota GR Yaris Rally2), a 3m26.1s
8.º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2), a 3m37.6s
9.º, Ernesto Cunha/Valter Cardoso (Skoda Fabia Evo Rally2), a 5m20.5s
10.º, Eamonn Kelly/Conor Mohan (Ford Fiesta Rally3), a 6m10.0s
Fonte e fotos: Rali Terras d'Aboboreira