2024/03/25
Atualidade Destaque Última Hora
Cento e oitenta e oito crianças de três escolas do concelho do Marco de Canaveses e 27 seniores de três instituições juntaram-se, no dia 22, para plantarem 500 árvores autóctones no Parque de Lazer Souza Guedes, na Freguesia do Marco.
A iniciativa, que assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Água, foi promovida pela Associação Amigos do Rio Ovelha, Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas do Ambiente, Município de Marco de Canaveses e Fujitsu.
Na atividade estiveram presentes 188 crianças, auxiliares e professoras da EB1 da Barroca, JI Vila Verde e JI Vila Nova, 18 utentes da Casa do Povo de Tabuado e sete do Centro Social S. Martinho de Soalhães.
“Esta plantação visou consciencializar as novas gerações para o futuro e para a importância do planeta. Mas também foi importante, porque tivemos entidades e empresas presentes e também temos que as consciencializar a fomentar mais eventos destes”, destaca a organização.
Durante a manhã decorreu uma palestra sobre a importância da Água, seguindo-se a plantação.
A atividade contou com o apoio do projeto ProNatura, Junta de Freguesia do Marco, Unidade Local de Proteção Civil do Marco, Serviço Municipal de Proteção Civil, Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, Diamantino Seguros e Intermarché.
Foram plantadas 500 árvores de carvalho negral, pinheiro manso, bétulas, nogueiras, freixos e castanheiros.