O Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN) comemorou o centenário do nascimento do seu patrono, com um conjunto de iniciativas, durante todo o dia.
O Município associou-se à homenagem de uma das personalidades mais incontornáveis na história do concelho, cujas ações tiveram “forte impacto” em Mesão Frio e no sistema educativo.
O programa teve início com uma missa em memória do professor Natividade, na Igreja de Santa Cristina, celebrada pelo pároco Luís Saavedra, na presença de familiares e amigos do homenageado, do presidente do Município, da direção da escola, dos docentes e dos alunos do agrupamento.
A manhã ficou marcada pela inauguração de um mural de homenagem ao patrono, no átrio da escola sede, momento que foi sucedido pelo ato solene de descerramento da respetiva placa comemorativa, pelo presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva e pela diretora do AEPAN, Aldina Pereira, no pavilhão social do agrupamento.
Aldina Pereira recordou António da Natividade como "um professor apaixonado pela sua profissão”, e reforçou o seu papel na comunidade mesão-friense. A diretora agradeceu a ação do município no concretizar das comemorações do Dia do Patrono.
O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Paulo Silva, sublinhou o papel que o professor Natividade teve na comunidade escolar e mostrou-se solidário com os objetivos de dignificação da carreira dos docentes.
O autarca saudou os assistentes técnicos e operacionais do agrupamento, transmitindo-lhes que os seus desempenhos são tão importantes quanto o dos professores. Falou, ainda, sobre o percurso profissional de António da Natividade e das grandes transformações que levou a cabo enquanto autarca, destacando as suas grandes obras e medidas: "num concelho onde estava tudo por fazer, António da Natividade fez.”
Após o ato solene de descerramento da placa do patrono, houve uma mesa redonda subordinada ao tema “Memórias com o Prof. António da Natividade”, na biblioteca escolar do AEPAN, em que uma ex-aluna, amigos e o presidente da Câmara Municipal, filho do homenageado, recordaram alguns dos momentos mais intimistas e marcantes, vividos com António da Natividade.
Entre as várias atividades que possibilitaram os alunos participar com interesse, houve, durante a manhã, jogos de matemática, naquele que foi também o Dia Internacional da Matemática. A corporação de bombeiros local juntou-se também às comemorações e proporcionou aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico demonstrações de combate a incêndios. No pavilhão social da escola sede do AEPAN, houve uma mesa sensorial, onde os alunos tiveram a oportunidade de colocar os seus sentidos à prova.
Ao longo do resto do dia decorreram várias atividades desportivas para os alunos, como um torneio de tribol, desporto escolar “Sobre Rodas”, um torneio de futsal misto, Rope Skipping, ginástica com mini trampolim e um torneio de hóquei sem patins, torneio de matraquilhos e ping-pong. Foram realizadas várias atividades pedagógicas, entre as quais, uma sessão de orientação vocacional com testemunhos de sucesso de ex-alunos do AEPAN, atividades de palco, dramáticas e musicais e uma sessão de promoção da cidadania e educação para a igualdade.
O encerramento das comemorações do Dia do Patrono aconteceu no Multiusos Municipal, com um jantar oficial de celebração da vida e obra de António da Natividade.