2025/05/20
A escritora de Literatura Infantil, Sandra Barros, esteve ontem, 19 de maio, na Biblioteca Municipal de Mesão Frio, a apresentar o seu mais recente livro “Uma Pessoa Chamada Maria”, lançado em dezembro do ano passado.
Os alunos do 5.º e 6.º ano do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade assistiram atentamente a mais uma iniciativa promotora da leitura.
Através das delicadas e divertidas ilustrações de Sónia Borges, a escritora conduziu os jovens numa viagem ao mundo da imaginação, abordando temas fundamentais, como a liberdade, a identidade individual e a autodeterminação.
Pensado para crianças com mais de seis anos, o livro conta a história de Maria, uma menina que decide fazer ouvir a sua voz e conquistar o seu lugar no mundo. Os mais novos foram assim convidados a refletir sobre aquilo que os torna únicos e sobre a importância de se aceitarem e afirmarem tal como são.
“Este livro nasce de um trabalho de casa que me foi dado, para pensar em memórias que me viessem à cabeça de quando tinha 10/12 anos. Desse trabalho de casa, que parecia aparentemente difícil, nasce esta história, com muita sensibilidade, em que as coisas são escutadas com o ouvido do coração e da sensibilidade, que é empatia”, afirmou a escritora Paula Barros.
A sessão terminou com uma animada conversa entre a autora e os alunos, que tiveram a oportunidade de colocar perguntas e de partilhar as suas próprias opiniões.
A iniciativa da Biblioteca Municipal de Mesão Frio surgiu no âmbito do projeto ‘Cartas da Liberdade e da Paisagem’, dos Serviços Educativos do Museu do Douro, decorrente do estatuto que a Câmara Municipal detém enquanto sócio fundador.