Atualidade Destaque Última Hora
Doze alunos do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade (AEPAN) foram distinguidos, na quinta-feira, distinguidos pelo desempenho escolar ao longo do último ano letivo, na cerimónia de entrega de Prémios de Mérito.
Seis alunos do 4.º ano, quatro alunos do 6.º ano e dois alunos do 9.º ano receberam, ainda, um valor monetário.
A cerimónia contou com a presença de vários elementos da comunidade escolar, desde professores a alunos, com a diretora do agrupamento, Aldina Pereira, a destacar a dedicação e o sucesso alcançado, algo que “certamente desperta o orgulho dos pais”.
O contributo de toda a comunidade educativa pela sua disponibilidade e entrega foram mencionados nas suas palavras, que realçaram a vontade de que “o agrupamento seja uma instituição viva, de acompanhamento constante dos jovens”, afirmou a diretora.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, começou por felicitar os alunos distinguidos, enaltecendo o seu desempenho, que se estende a todos os alunos do agrupamento.
“Temos que olhar para a escola como o começo de tudo”, sublinhou.
O investimento constante na educação “deve ser uma preocupação de todos”, destacou o edil, que aproveitou ainda para agradecer às juntas de freguesia e às instituições do concelho que recorrentemente colaboram com o ensino, um apoio “essencial e prioritário”.
O presidente da autarquia deu ainda nota do reforço financeiro que tem alocado ao AEPAN, reafirmando que será para continuar.
“Esta é a entidade que mais verbas recebe do Orçamento Municipal. Este investimento reflete-se num apoio a todas as atividades a que o agrupamento se propõe, passando pelos transportes, pela alimentação, pela utilização dos equipamentos municipais, a manutenção do edificado, as bolsas de estudo para o acesso ao ensino superior, entre outros”, sublinhou.
O prémio entregue nesta cerimónia procura “incentivar a competitividade”, um elemento que o autarca considera essencial para a obtenção de melhores resultados escolares e até para o futuro profissional destes alunos.
Apesar da importância do ensino e do apoio da comunidade escolar, Paulo Silva aproveitou para reforçar a ideia de que “quem educa em primeira instância é a família”, sublinhando a relevância de um acompanhamento constante pelo seio familiar.
O Dia do Patrono terminou com uma atuação de dança, seguida de um lanche convívio onde todos se reuniram para celebrar a vida e obra de António da Natividade.