Em
O Comércio de Baião

2025/05/26

MESÃO FRIO: INAUGURADA A EXPOSIÇÃO “ADRIANO 80”

Destaque

No sábado passado, dia 24, a Biblioteca Municipal de Mesão Frio, inaugurou a exposição ‘Adriano 80’, que irá estar patente ao público até ao dia 1 de julho.

É um tributo a Adriano Correia de Oliveira, voz incontornável da música de intervenção e símbolo da resistência antifascista.

No ato da inauguração o presidente da Câmara Municipal, Paulo Silva, agradeceu ao Centro Artístico Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira (CACDACO) a oportunidade de trazer esta importante exposição a Mesão Frio.

O autarca referiu que “Homenagear Adriano Correia de Oliveira é, mais do que um ato cultural, um ato de consciência cívica. Vivemos tempos politicamente sensíveis, em que os valores de Abril estão a ser postos em causa, com discursos e posições extremistas. Esta exposição é uma forma de lembrar que a cultura e a memória têm um papel fundamental na defesa da Democracia. Não podemos esquecer que foi com vozes e com a intervenção cívica de pessoas como Adriano Correia de Oliveira que se fez ouvir a liberdade. É este legado que temos o dever de preservar e passar às novas gerações”, sublinhou.

Durante a abertura da exposição foi também evocado o poeta de Mesão Frio, António Ferreira Guedes, que colaborou com Adriano em vários discos editados antes e depois do 25 de Abril.

Este evento contou ainda, com um momento musical, protagonizado por Manuel Soares que cantou vários temas de Adriano Correia de Oliveira, e um momento teatral evocativo da sua vida e obra, levado a cabo, pelo ator António Soares.

De salientar entre as várias entidades do concelho, que marcaram presença, os presidentes das Juntas de Freguesia, que contemplaram a exposição promovida pelo CACDACO, onde a música, o associativismo e o desporto são retratados como armas poderosas na luta pela justiça social e pelos ideais de Abril.

Manuel Franklin e Manuel Santos, elementos da Direção do CACDACO, referiram que esta exposição é itinerante e que estão a ser promovidas várias exposições espalhadas por todo o País e pela Galiza, com o intuito de homenagear o artista português.

Num tempo em que os valores da democracia enfrentam novos desafios, esta exposição vem relembrar a importância de manter viva a herança cultural e política de figuras como Adriano Correia de Oliveira, cuja voz continua a ecoar contra a opressão, a favor da liberdade, da igualdade e da dignidade humana.

(Fotos: Município de Mesão Frio)

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Empresa “Fonte Nova Tours” Pioneira em Baião
1/01/2026
CPCJ de Baião assinala quase três décadas de proteção às crianças e jovens
30/12/2025
Projeto Escola Solidária do Agrupamento de Escolas de Eiriz reforça laços comunitários e promove valores de cidadania
30/12/2025
Requalificação da EN108 entre Lodão e Ponte de Ermida concluída com investimento de 2,6 milhões de euros
30/12/2025
Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião
29/12/2025
StartUP Castelo de Paiva reforça apoio ao empreendedorismo
29/12/2025
Concerto de Reis e Ano Novo assinala início de 2026 em Mesão Frio
28/12/2025
Assembleia Municipal de Baião aprova Orçamento de 36,7 milhões de euros para 2026
27/12/2025
PUB