2024/04/09
Como forma de assinalar o do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, a Câmara Municipal de Baião, através do pelouro do Associativismo e Desporto, ofereceu desfibrilhadores a quatro Associações do concelho, no dia 6 de abril, na Biblioteca Municipal António Mota.
As coletividades comtempladas foram a Associação Desportiva de Ancede, Associação Desportiva de Baião, Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Gestaçô e a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, por serem as que têm atividade desportiva frequente nas suas instalações.
Esta ação contempla ainda a frequência de sete horas de formação para seis elementos identificados por cada associação, uma vez que o manuseamento só pode ser feito por alguém que esteja capacitado/certificado e, nesse sentido, o Município “patrocina” essa formação, assim como o custo com a manutenção anual dos equipamentos.
A A.C.R. do Gove que tem também atividade desportiva frequente, terá igualmente oportunidade de receber a formação, uma vez que, os locais que utiliza para a prática desportiva estão equipados com o referido equipamento.
Além destas, em simultâneo, foi também adquirido mais um desfibrilhador para equipar o Centro de Cyclin’ e o Centro Hípico, garantindo assim, o alargamento do programa nas infraestruturas de gestão municipal.
Recentemente foram feitas sessões de “reciclagem” com os colaboradores afetos às Infraestruturas.
No âmbito da adesão ao (PNDAE) cujo processo técnico, legal e administrativo de licenciamento é regido e sujeito a aprovação pelo Instituto Nacional de Emergência Medica (INEM), a implementação do PDAE em Baião, iniciou-se em 2020/2021 quando o Município decidiu equipar com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), as infraestruturas onde é desenvolvida pratica desportiva regular, mais concretamente a Piscina Municipal Coberta, o Pavilhão Multiusos, o Pavilhão Desportivo de Santa Marinha do Zêzere, o Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Eiriz e o Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas do Vale do Ovil.
O vice-presidente, Filipe Fonseca e vereador responsável pelo pelouro do Associativismo e Desporto e com a tutela da Proteção Civil, referiu que “este Executivo, através da interligação entre os pelouros do Associativismo e da Proteção Civil, fortaleceu a segurança nas instalações desportivas ao oferecer estes equipamentos e fornecer formação aos colaboradores. Esta medida reflete o compromisso com a saúde e a prevenção de emergências médicas durante a prática desportiva, tendo como prioridade a segurança e bem-estar dos cidadãos”.